domingo, 22 de junho de 2008

2 filhos de Francisco (Brasil,2005,132 mins)
Minha nota: [7,5] -
Por Wendell Borges - 22/06/2008

Comentário: É a história dos cantores sertanejos de maior sucesso da música brasileira, Zezé de Camargo (Mirosmar) e Welson (Luciano) que ganharam fama após o sucesso da música "É o amor" que mudou suas vidas e tornou real o sonho do pai deles. A história que começou com Mirosmar e seu irmão falecido Emival e ganhou o Brasil é bem narrada com um fluxo de imagens que não aborrece o espectador e que flui com boas cenas de humor e drama. Destaque para a cena que acontece com 1:11, o acidente de carro que matou Emival, irmão de Zezé que cantava com ele no começo de carreira. Esta é a cena mais dramática do filme e que com certeza deve ter comovido muitas pessoas.




Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)


1 Nelito Jayme de novo pelo povo, Camargo e Camarginho cantam na festa para eleger o prefeito de Pirenópolis.

2 - UM MOMENTO CÔMICO:
- O que é que nação pai?
- Vamo pra frente, meu fi, vamo pra frente...

3 - Daby e Diebersson é como iria se chamar a dupla, um nome proposto pelo primeiro empresário da dupla interpretado por José Dumont.

4 - Sítio Novo, Goiás, 1962 (primeira narrativa mostrando o nascimento dos vários filhos de Francisco e Helena)
Pirenópolis, Goiás,1972

Sinopse: Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador do interior de Goiás que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando completa 11 anos. Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, se apresentam com sucesso nas festas da vila onde moram, mas devido a perda da propriedade onde moravam nos anos 70 toda a família é obrigada a se mudar para Goiânia. Mirosmar e Emival começam então a tocar na rodoviária local, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Lá eles conhecem Miranda, empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de 4 meses. Os irmãos novamente fazem sucesso e chegam até mesmo a cantar para 6 mil pessoas em um show no interior do país, mas um acidente encerra prematuramente a carreira da dupla. Após quase desistir da carreira artística Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artístico de Zezé di Camargo. Ele grava um disco solo, mas não obtém sucesso. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmão Weston, que passa a usar o nome artístico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante sua carreira musical.

Ficha Técnica: 2 Filhos de Francisco - A História de Zezé Di Camargo e Luciano,Brasil,2005,132 mins. Direção: Breno Silveira - Roteiro: Patrícia Andrade e Carolina Kotscho.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário