domingo, 22 de junho de 2008

B13 - 13º distrito (Banlieue 13 ,França,2004,85 mins)
Minha nota:
Por Wendell Borges - 22/06/2008

Comentário (não leia caso não tenha assistido ao filme ainda): B13 é um bairro dominado por gangues onde o poder público já parece estar cansado de tentar consertar a violência local. É aí que entra o herói da trama, o jovem e habilidoso Leito (David Belle) que já no início do filme numa fuga fantástica escapa de vários homens armados numa cena vertiginosa. Após ter sua irmã sequestrada pelo vilão Taha ele é preso pela polícia. Na sequência conhecemos o outro protagonista da trama, o também habilidoso Damien (Cyril Raffaeli) que faz o papel de um policial que é enviado para o B13 para tentar desarmar uma bomba e para ajudá-lo eles fazem com que Leito acabe ajudando o policial na missão. No entanto, no final da trama ficamos sabendo a intenção real dos homens que enviaram Damien ao 13º Distrito. B13 é um filme de ação que quase não cessa um segundo sequer, são correrias, pulos, acrobacias diversas, tiroteios, tudo regado com bom humor e uma dupla de protagonistas que realça as brilhantes cenas de acrobacia. Os fãs de filmes de ação agradecem, afinal o filme foi feito para este público e ainda sobra espaço para fazer crítica social.

ALGUNS SPOILERS!!

1 - Com 6 minutos de filme passa uma cena com Antonio Fagundes em uma TV. um dos personagens diz tratar-se do último capítulo da novela.

2 - O vilão mata alguns dos seus pedindo uma idéia e o personagem K2(Jerome Gadner) diz ao chefe para sequestrarem a irmã de Leito para fazê-lo aparecer.

3 - Com 50:11 aparece um poster de Bruce Lee na parede, bem no canto direito quando Taha e Leito passam pela porta.

4 - Com 1h e 01 o chefão Taha é fuzilado por seus próprios membros após verem que ele não tem mais dinheiro.

Sinopse: Paris, 2010. Diante do aumento inevitável da criminalidade em alguns subúrbios, o governo autoriza a construção de um muro de isolamento ao redor dos bairros classificados como de alto risco. O pior de todos é o 13º distrito, que é controlado por um chefão do crime, Taha (Dominique Dorol). Um jovem punk íntegro, Leïto (David Belle), está determinador em acabar com seu poder. Quando Taha retalia seqüestrando a irmã de Leito, Lola (Dany Verissimo), seu irmão tenta resgatá-la, mas é traído pelo chefe da delegacia do 13º distrito, que temia o poder de Taha. Leïto acaba sendo preso e Lola é mantida prisioneira de Taha, que colocou uma coleira nela, como se fosse uma cadela. Após 6 meses um míssil é roubado e ao agente Damien (Cyril Raffaelli) é dada a quase impossível missão de desarmá-lo, pois está no distrito B13 e em poder de Taha. Damien tem menos de 24 horas para fazer isto, pois segundo seu chefe ao findar este tempo o míssil explodirá, matando milhões de pessoas. Então Damien se passa por um preso que está sendo transferido com Leïto e ambos "escapam", mas nem toda a verdade foi revelada.

Ficha Técnica: Banlieue 13 ,França,2004-Direção: Pierre Morel. Roteiro: Luc Besson e Bibi Naceri.

___________________________________________________________
_______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário