terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Desejo e Reparação
de Joe Wright, Atonement,Reino Unido, 2007, 130 min

Minha cotação:


Por Wendell Borges - Visto dia 20/06/2008


Revisto dia - 10/01/2012 na Mostra21 - SESC Juazeiro do Norte - Exibido no Cinema do CCBNB

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda: Não é todos os dias que surgem filmes tão bons quanto Desejo e Reparação, uma trama cheia de tensão que envolve duas irmãs apaixonadas pelo mesmo homem, em que uma delas acaba celando de forma trágica o destino da outra.

Com uma fotografia belíssima, um elenco grandioso, incluindo a atriz Vanessa Redgrave no papel de Briony Tallis já idosa, escritora famosa que dá uma entrevista narrando os verdadeiros acontecimentos de seu romance autobiográfico. Destaque para o plano-sequência de cerca de cinco minutos em que Robbie anda pela praia e vemos uma roda gigante ao fundo e soldados cantando, simplesmente uma obra de arte à parte. De encher os olhos.

1 - O filme engana o espectador assim como é narrado pela escritora discutindo ficção e realidade e a todo instante o filme brinca com o tempo da narrativa, o que vemos na tela é apenas a imaginação de Briony, pois a realidade é que Robbins morreu de septicemia (Processo infeccioso generalizado em que germes e suas toxinas invadem o sangue e nele se multiplicam) enquanto Cecilia morreu afogada em um túnel após um ataque de uma bomba alemã nos esgotos de londres. Triste e melancólico final de um filme belíssimo, cheio de imagens líricas e tão bem montadas que a narrativa flue na tela e nem sentimos as mais de duas horas passarem.

2 - Lola Quincey acaba se casando com o homem que a estuprara quando jovem, o mesmo que Briony havia visto na noite em que denunciou que Robbie é que havia atacado ela.

Premiações
- Ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Saoirse Ronan), Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Roteiro Adaptado.

- Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Trilha Sonora. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (James McAvoy), Melhor Atriz - Drama (Keira Knightley), Melhor Atriz Coadjuvante (Saoirse Ronan) e Melhor Roteiro.

- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Desenho de Produção. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Diretor, Melhor Ator (James McAvoy), Melhor Atriz (Keira Knightley), Melhor Atriz Coadjuvante (Saoirse Ronan), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.

Obs: Vanessa Redgrave atuou em filmes como Blow-up: depois daquele beijo, Missão Impossível e Impacto Profundo.

Sinopse: Na Inglaterra de 1935, numa rica propriedade rural, vivem a matriarca e suas duas filhas – a voluntariosa Cecilia, a mais velha, e a jovem Briony, de 13 anos. Também é o lar de Robbie Turner, filho da governanta, mas educado em Cambridge às expensas do falecido patrão. Cecília e Robbie têm uma forte conexão, sem saberem, no entanto, se são correspondidos um pelo outro. Briony é a única testemunha da atração entre os dois, e será justamente uma iniciativa dela a definir o futuro dos dois amantes.

Elenco: Keira Knightley (Cecilia Tallis)
James McAvoy (Robbie Turner)
Romola Garai (Briony Tallis - 18 anos)
Saoirse Ronan (Briony Tallis - 13 anos)
Vanessa Redgrave (Briony Tallis - idosa)
Brenda Blethyn (Grace Turner)
Juno Temple (Lola)
Alfie Allen (Danny Hardman)
Nonso Anozie (Frank Mace)
Benedict Cumberbatch (Paul Marshall)
Michelle Duncan (Fiona)
Daniel Mays (Tommy Nettle)
Gina McKee (Enfermeira Drummond)
Jérémie Renier (Luc Cornet)
Charlie von Simson (Jackson)
Felix von Simson (Pierrot)
Harriet Walker (Emily Tallis)
Ben Harcourt (Jackson - 13 anos)
Jack Harcourt (Pierrot - 13 anos)

Ficha Técnica: Título Original: Atonement - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 130 minutos - Ano de Lançamento (Inglaterra): 2007 - Site Oficial: www.atonementthemovie.co.uk - Estúdio: Working Title Films - Distribuição: Focus Features / Universal Pictures / UIP - Direção: Joe Wright - Roteiro: Christopher Hampton, baseado em livro de Ian McEwan - Produção: Tim Bevan, Eric Fellner e Paul Webster - Música: Dario Marianelli - Fotografia: Seamus McGarvey - Desenho de Produção: Sarah Greenwood - Direção de Arte: Ian Bailie, Nick Gottschalk e Niall Moroney - Figurino: Jacqueline Durran - Edição: Paul Tothill

__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário