quarta-feira, 11 de junho de 2008

Eraserhead (EUA,1977,89 mins)
Minha nota: [8,0] -

PorWendell Borges - 11/06/2008

Comentário (Não leia se não tiver assistido ao filme ainda): Assisti este Eraserhead já sabendo se tratar de um filme do lunático David Lynch e seus filmes estranhos e esquizofrênicos. Logo no início temos as viagens do diretor mostrando uma cratera com sons estranhos, vemos a figura de um homem deformado que olha pela janela e o personagem Henry Spencer (Jack Nance) que ao entrar em seu hotel recebe o recado da vizinha de que uma tal de Mary X (Charlotte Stewart) ligou dizendo que ele fosse jantar na casa dela. Henry vai conversar com os pais dela e durante o jantar ele corta o frango que abre as pernas enquanto jorra sangue, isto faz com que as duas mulheres saiam da sala. Bem, é estranho mesmo, lembrem-se que estamos falando de um filme de David Lynch.

Há outras cenas estranhas como o bebê mutante que chora o tempo tempo e ri quando Henry vê a vizinha se agarrando com um velho na porta, Henry então corta as bandanas que cobriam o corpo do bebê e enfia uma tesoura em seu coração. Há também uma cena de uma loura com as bochechas deformadas dançando em um palco e esmagando fetos de bebês.

O filme termina com Henry abraçando-a após ele ter matado o bebê mutante. No DVD há um extra com o diretor comentando o filme e seu início de carreira.

Obs: Há também uma cena estranha em que a cabeça de Henry cai e é substituída pela cabeça do bebê mutante, um menino de rua pega a cabeça dele e sai correndo até o que parece ser uma fábrica de lápis. Um homem usa uma furadeira na cabeça de Henry e coloca um lapis com borracha na outra ponta. O menino recebe um pagamento por isso, talvez a cena tenha alguma explicação psicológica assim como diversas outras durante o filme.

Obs 2 : O filme demorou cerca de 5 anos para ser finalizado.

[Esta imagem é de propriedade de seus respectivos produtores]



Sinopse:
Henry Spencer vive numa cidade industrial abandonada, num cenário quase apocalíptico. No seu apartamento, uma mulher que vive no radiador canta “No céu tudo é perfeito”. Henry é convidado pelos pais da namorada, Mary X, para jantar e descobre que ela deu à luz um bebé mutante. Após o casamento forçado e a mudança para o apartamento de Henry, Mary abandona-o e à estranha criatura que chora permanentemente.

Elenco: Jack Nance (Henry Spencer) - Charlotte Stewart (Mary X) - Allen Joseph (Sr. X) Jeanne Bates (Sra. X) - Laurel Near (Dama no radiador) Jack Fisk (Homem no planeta) Jean Lange (Avó).

Ficha Técnica: Eraserhead,EUA,1977,89 mins - Direção e roteiro: David Lynch.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário