sábado, 21 de junho de 2008

Moça com brinco de pérola (EUA,2003)
Minha nota: [8,0] -
Por Wendell Borges - 21/06/2008

Comentário: Em Delft na Holanda do ano de 1665, uma bela jovem é contratada para trabalhar na casa do pintor e artista plástico Johannes Vermeer, interpretado por Colin Firth. A jovem Griet (Scarlett Johansson) demonstra inteligência, a começar por saber escolher a carne no mercado até o ponto em que discute as cores com Vermeer já encantado com a sua beleza, em outra cena ela pergunta se pode limpar as janelas, sabendo que aquele ato iria interferir na luz do ateliê. Um filme belíssimo em sua fotografia e com momentos cheios de intensa carga erótica, pois é este o teor do quadro pintado para o deleite de o Mecenas Van Ruijven interpretado por Tom Wilkinson, este deseja ardentemente a jovem Griet, como não consegue persuadir a garota encomenda a Vermeer o quadro nomeado Moça com brinco de pérola, pérolas estas que pertenciam à esposa de Vermeer que demonstra um intenso ciúmes do marido quando este trabalhava na pintura do quadro. Indicado aos fãs de arte,cinema e de um bom filme em que o capricho fotográfico compensa qualquer lentidão na narrativa. De encher os olhos.


ALGUNS SPOILERS!!!

1 - Eu posso limpar as janelas?(...) é porque pode mudar a luz. (trecho belíssimo do filme que mostra a inteligência da empregada Griet.

2 - "São só pinturas. Quadros feitos por dinheiro. Não significa nada." (Este diálogo é feito por Cornelia Vermeer a sogra de Johannes Vermeer em uma cena do filme, quando a esposa enciumada invade o quarto e exige ver a pintura.)

3 - O pintor Johannes Vermeer teve 15 filhos, sendo que 4 morreram em tenra idade. Não se sabe ao certo quem foi a moça pintada no quadro, sendo que o filme baseia-se apenas na imaginação do roteirista e da equipe técnica do filme.

Sinopse: Em pleno século XVII vive Griet (Scarlett Johansson), uma jovem camponesa holandesa. Devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer (Colin Firth), um renomado pintor de sua época. Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela "Girl with a Pearl Earring".

Ficha Técnica:
Moça com brinco de pérola (EUA,2003,100 min)
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário