quarta-feira, 25 de junho de 2008

Os Donos da Noite (We own the night,EUA,2007,117 mins)
Minha nota: [8,0] -
Por Wendell Borges - 25/06/2008

Comentário (Não leia se não tiver assistido ao filme ainda): Os Donos da noite é um filme envolvente, com pelo menos duas cenas de grande impacto a qual descrevo nas anotações abaixo e que deve agradar aos fãs dos filmes que envolvem Drama familiar e o crime. Os atores Joaquim Phoenix, Mark Whalberg e Robert Duvall estão bem em seus papéis e é na relação entre eles que o filme explora toda a carga dramática. O diretor James Gray já havia dirigido os atores Joaquim Phoenix e Mark Whalberg no filme Caminho sem Volta.

Sinopse: 1988. Bobby Green (Joaquin Phoenix) é o popular gerente da boate El Caribe, cujo dono é um gângster russo situado no Brooklyn. Bobby tem diversos policiais em sua família, entre eles seu irmão Joseph (Mark Wahlberg) e o pai Burt (Robert Duvall), mas tenta esconder esta ligação no trabalho. Com o tráfico de drogas aumentando em Nova York, Bobby tenta manter uma distância saudável do dono da boate em que trabalha, que passa a ser investigado por Joseph.

ALGUMAS ANOTAÇÕES FEITAS DURANTE O FILME

1 - A cena que ocorre por volta de uma hora de filme com a batida da polícia no local de preparação da droga dos russos e a fuga de Bobby saltando pela janela para não ser morto e caindo em cima da grade de ferro é impactante.

2 - Há ainda uma outra cena que se destaca na finalização, a equipe optou pela ausência do som como forma de criar dramaticidade o que encaixou bem naquele momento, a chuva, os cortes rápidos e a montagem de toda a cena que culmina na morte do personagem de Robert Duval com Joaquim Phoenix chorandol.

3 - Após 4 meses de internação Josehp Grusinsky (Mark Whalberg) tinha sido baleado na noite anterior ao dia de ação de graças.

4 - A cena em off com 1h18, chuva e neblina, tiroteios e a morte de Burt Grusinky (Robert Duvall)

5 - Jumbo irmão de Amada era o informante. Em uma cena conversando com Bobby na boate ele acaba cometendo um deslize dizendo que a Amada estava se sentindo isolada no Motel no qual estava com Bobby sendo protegida pela polícia.

6 - Marat Buzhayev foi o homem que mandou matar Bobby sendo informado por Jumbo. Buzhayev usa os netos como mensageiros.

7 - Vadim é sobrinho de Marat, um dos traficantes de drogas que agia no clube gerenciado por Bobby.

8 - O filme termina com os irmãos declarando o amor um ao outro. Após as brigas e conflitos durante o filme eis que surge a redenção ao amor.


Premiações
- Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro.


Curiosidades
- A idéia de Os Donos da Noite surgiu devido a uma fotografia publicada no jornal New York Times durante o funeral de um policial, em que vários deles estavam se abraçando.

- Este é o 2º filme em que o diretor James Gray e os atores Joaquin Phoenix e Mark Wahlberg trabalham juntos. O anterior foi Caminho Sem Volta (2000).

- O diretor James Gray se recusou a rodar Os Donos da Noite em Toronto, mesmo com os custos das filmagens caindo bastante caso isto fosse feito. As filmagens ocorreram nas vizinhanças do Bronx, Manhattan, Brooklyn e Queens.

- Inicialmente Os Donos da Noite seria distribuído pela Warner Bros., sendo adquirido pela Universal Pictures para distribuição em alguns países.

- A Sony Pictures Entertainment comprou os direitos de distribuição de Os Donos da Noite por US$ 11 milhões.

- O orçamento de Os Donos da Noite foi de US$ 21 milhões.

Ficha Técnica: We own the night,EUA,2007,117 mins - Direção: James Gray.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário