terça-feira, 24 de junho de 2008

Southland Tales - O Fim do mundo
Minha nota: [5,0] -

Por Wendell Borges - 24/06/2008

Comentários: (Não leia se não tiver assistido ao filme ainda) Southland é aquele tipo de filme de ficção onde várias tramas ocorrem paralelamente e o espectador fica totalmente perdido sem entender direito o que acontece em cena. Há uma disputa e clara alegoria com mensagens políticas, a velha luta do capitalismo versus Socialismo, incluindo aqui um grupo chamado Neomarxista que luta contra uma corporação que controla tudo, a UIdent. o ator Dwayne Johnson é uma espécie de Messias salvador chamado Box Santaros que cruzou uma fenda aberta no espaço-tempo juntamente com um policial Roland Taverner interpretado por Seann William Scott. Box quer dirigir um filme chamado O poder onde revela como será o fim do mundo. Há ainda diversos outros personagens membros do grupo Neomarxista como a prostituta e apresentadora de TV Krysta now (Sarah Michelle Gellar) e uma diretora de filmes pornográficos conhecida como Deep Throat 2 interpretada pela atriz Nora Dunn. O filme apesar de trazer alguns bons momentos que nos faz refletir sobre o futuro, os ideais políticos e a questão do tempo infelizmente tem uma narrativa muito lenta o que deve aborrecer e impacientar a maioria dos espectadores. Indicado apenas quando você não estiver com um pingo de sono pois corre o risco de dormir no meio da trama, o filme tem mais de duas horas de duração.

obs: Richard Kelly o diretor de Southland Tales foi o diretor e escritor do filme cult Donnie Darko.

ALGUMAS ANOTAÇÕES DE MOMENTOS DO FILME PARA LEMBRAR NO FUTURO:

1 - IV - Tentação à espreita - (1º arco da trama)

2 - A UIdent é criada para controlar o espaço virtual.

3 - Krysta Kapowski havia impressionado de alguma forma o homem chamado Boxer Santaro

4 - A diretora de filmes pornôs Cindi Pinziki (Deep Throat 2) com quem Krysta foi conversar é um dos membros do grupo Neomarxista.

5 - O Movimento clandestino NeoMarxista encontra-se em Venice Beach, são os discípulos do filósofo alemão Karl Marx

6 - V - Evangelho da Memória (43:56 minutos)

7 - Uma cena cômica, você já viu dois carros fazendo sexo? pois é, tem uma cena assim nesse filme aos 53 minutos. Numa propaganda do Fluid Karma.

8 - Acabei de ver um carro fodendo outro? ( é o que se pergunta o senador

9 - Dion e Dream são baleados pelo policial na presença de Roland Taverner e Boxer Santaros que filmou a cena.

10 - Um atropelamento aos 59 minutos de um dos membros da gangue de Zora.

11 - I got soul but I'm no a soldier. (Eu tenho alma mas não sou um soldado é cantada por um dos personagens da trama, neste momento ele havia acabado de injetar a droga Carma Fluído na veia e estava viajando.

12 - VI - onda de mutilações (1h20)

13 - O hino americano é cantado por volta de 1h57 minutos, fiquei curioso com a palavra rampart (baluarte) que significa fortaleza inexpugnável. Rampart é um nome militar usado para indicar proteção e também é verbo defender.

14 - "Cafetões não cometem suicídio". O filme termina após dispararem uma bomba no zepellin e Roland e seu eu do futuro com as mãos apertadas flutuando no furgão com uma espécie de portal dimensional aberto.

Sinopse: Em 2005 um ataque nuclear destrói parte do estado de Texas, o que força o governo americano a intervir com a liberdade de todos os cidadãos. Um grupo revolucionário tenta acabar com a ditadura através da violência. No meio desse caos, durante a comemoração do Dia da Independência de 2008, o prenúncio de um desastre social, econômico e ambiental cruza as vidas de três pessoas: Boxer Santaros, Krysta Now e David Clark. Santaros elabora um roteiro para um filme, que para sua surpresa prediz o que irá acontecer no futuro.

Ficha Técnica: (Southland Tales, 2006) Direção e roteiro: Richard Kelly - Gênero: Comédia/Drama/Ficção Científica/Romance.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário