sexta-feira, 27 de junho de 2008

Sweeney Todd: O Barbeiro demoníaco da Rua Fleet (EUA/ING,2007)
Minha nota: [7,0] -
Por Wendell Borges - 27/06/2008

Comentário (Não leia se não tiver assistido ao filme ainda): O melhor de Sweeney Todd com certeza é o visual sombrio e estiloso que o diretor Tim Burton atribui geralmente aos seus filmes, lembra em muitos momentos Edwards: Mãos de tesoura, filme de 1990 também com Jonhy Deep no elenco. O sangue que jorra na tela em contraste com o preto e azul dos cenários realça ainda mais o gosto de vingança do barbeiro. Para quem não curte o gênero musical então não é uma boa pedida, o filme pode soar chato e sem graça, porém os apreciadores tanto do gênero musical quando do cinema de uma forma geral irão se deliciar com momentos belíssimos.


Sinopse: Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.

CURIOSIDADES : Em 1973 o autor Christopher Bond criou a peça "Sweeney Todd", sendo o 1º a dar ao personagem um motivo para seus atos além da ganância pura. A peça de Bond foi adaptada para um musical da Broadway em 1979, por Stephen Sondheim e Hugh Wheeler.
- Os primeiros intérpretes de Sweeney Todd e a sra. Lovett na Broadway foram Len Cariou e Angela Lansbury.
- Stephen Sondheim durante muito tempo resistiu a ofertas de adaptação para o cinema de Sweeney Todd. Quando Tim Burton lhe apresentou sua visão sobre como seria o filme Sondheim aceitou a adaptação, desde que ele tivesse o poder de escolha sobre o elenco. Burton, por sua vez, disse que apenas dirigiria o filme caso Johnny Depp fosse o protagonista. O ator fez então uma audição e foi aprovado por Sondheim.
- Para provar sua capacidade para a personagem e afastar acusações de nepotismo, Helena Bonham Carter enviou a Stephen Sondheim 12 fitas de audição em que estava cantando. O compositor ficou impressionado com o material e aprovou sua inclusão no elenco.

Ficha Técnica:
Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, EUA/ING,2007,116 mins. Direção: Direção: Tim Burton - Roteiro: John Logan, baseado em musical de Stephen Sondheim e Hugh Wheeler.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário