sábado, 28 de junho de 2008

Viagem a Darjeeling (The Darjeeing limited)
Minha nota: [7,9] -
Por Wendell Borges - 28/06/2008

Comentário (Não leia se não tiver assistido ao filme ainda): A trama gira em torno dos três irmãos interpretados por Owen Wilson (Francis), Adrien Brody (Peter) e Jason Schwartzman (Jack), que viajam até a India e procuram fazer as pazes buscando um elo espiritual em meio à exótica viagem.

No trem, Jack (Swartzman) conhece uma garota chamada Rita (Amara Karan) e num rápido impulso fazem sexo, porém alguns incidentes como a cobra que eles deixam escapar de uma caixa e uma briga entre Francis e Peter os três acabam expulsos do trem e continuam seu caminho até salvarem alguns garotos que se acidentaram em um rio. Um dos garotos morre no acidente e os três são convidados pela família para participarem do enterro. Outras subtramas se desenvolvem como o momento do enterro do pai deles recém-falecido e o encontro com a mãe Patrícia interpretada por Anjelica Huston.

O filme tem um visual exuberante, misturando cores fortes e um timing cômigo que deve arrancar algumas gargalhadas do expectador menos exigente. Destaco a cena inicial quando logo na cena de abertura, vemos Bill Murray (ator de estimação de Anderson) correndo para pegar um trem. Enquanto estamos concentrados no seu drama, Murray é ultrapassado por Jack (Adrien Brody), que literalmente surge do nada e consegue pegar o trem. E fica por aí a participação de Bill Murray, como se ele não tivesse tido maior destaque no filme justamente por ter perdido o trem aparecendo apenas em um outro momento dentro do trem numa passagem onde vários personagens vivenciam suas vidas no simbólico trem da vida, até o tigre mencionado pela mãe dos irmãos faz uma ponta.

OBSERVAÇÃO: Não deixem de conferir o curta-metragem Hotel Chervalier, prólogo do filme, com Jack e sua namorada interpretada por Natalie Portman.


Curiosidades:

- Durante o filme descobrimos que Francis espatifou sua moto em uma tentativa de suicídio, provocando ferimentos em seu rosto, que está coberto de ataduras. [Triste caso da vida imitando a arte, já que Wilson esteve recentemente nos noticiários justamente devido a uma tentativa de dar cabo de sua vida.]

- Este é o 5º filme em que o diretor Wes Anderson e o ator Owen Wilson trabalham juntos. Os anteriores foram Pura Adrenalina (1996), Três é Demais (1998), Os Excêntricos Tenenbaums (2001) e A Vida Marinha com Steve Zissou (2004).

- Este é o 4º filme em que o diretor Wes Anderson e o ator Bill Murray trabalham juntos. Os anteriores foram Três é Demais (1998), Os Excêntricos Tenenbaums (2001) e A Vida Marinha com Steve Zissou (2004).

- Este é o 3º filme em que o diretor Wes Anderson e a atriz Anjelica Huston trabalham juntos. Os anteriores foram Os Excêntricos Tenenbaums (2001) e A Vida Marinha com Steve Zissou (2004).

- Este é o 2º filme em que o diretor Wes Anderson e o ator Jason Schwartzman trabalham juntos. O anterior foi Três é Demais (1998).

- Precedido pelo curta-metragem Hotel Chevalier (2007), também dirigido por Wes Anderson e estrelado por Jason Schwartzman e Natalie Portman.

- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2007.

Elenco: Owen Wilson (Francis) - Adrien Brody (Peter) - Jason Schwartzman (Jack) - Amara Karan (Rita) - Camilla Rutherford (Alice) - Irfan Khan (Padre) - Bill Murray (Empresário) - Anjelica Huston (Patricia) - Trudy Matthys (Alemã no trem) - Natalie Portman - Roman Coppola.

Ficha Técnica: Título Original: The Darjeeling Limited - Gênero: Comédia - Tempo de Duração: 91 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2007 - Site Oficial: www.foxsearchlight.com/thedarjeelinglimited - Estúdio: American Empirical Pictures / Cine Mosaic / Scott Rudin Productions / Indian Paintbrush - Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation - Direção: Wes Anderson - Roteiro: Roman Coppola, Wes Anderson e Jason Schwartzman- Produção: Roman Coppola, Lydia Dean Pilcher e Scott Rudin - Fotografia: Robert D. Yeoman - Desenho de Produção: Mark Friedberg - Direção de Arte: Aradhana Seth e Adam Stockhausen - Figurino: Milena Canonero - Edição: Andrew Weisblum- Efeitos Especiais: LOOK! Effects.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário