quarta-feira, 18 de junho de 2008

Zathura (EUA,2005,113 mins)
Minha nota: [7,0] -
Por Wendell Borges -16/06/2008


Comentário: Os irmãos Danny (Johan Bobo – o mais jovem) e Walter (Josh Hutcherson – O mais velho) vivem discutindo e brigando pela atenção do pai, vivido pelo ator Tim Robbins. Um dia, quando o pai tem que sair para trabalhar os dois ficam aos cuidados da Irmã mais velha Lisa, interpretada por Kristen Stewart. Ao se trancar num pequeno elevador após atirar uma bola de beisebol no rosto do irmão, Danny é jogado até o porão por Danny que o desce pela corda até o velho porão da casa. É lá que Danny acaba encontrando um velho jogo chamado Zathura, este é o começo da belíssima aventura cheia de efeitos especiais e bom ritmo. Há algumas surpresas preparadas para o espectador....

( Atenção!!! Daqui em diante não leia mais se ainda não tiver assistido ao filme )

... como a revelação de que o astronauta resgatado pelos dois quando já estavam no mundo de Zathura era na verdade o próprio Walter envelhecido e que voltou para resgatar o irmão, pois este desejara há 15 anos atrás que o irmão desaparecesse, isto ocorreu ao tirar uma carta do jogo na qual podia fazer um pedido a uma estrela cadente. Enfim, Zathura é um filme na linha de Jumanji, filme protagonizado por Robin Williams em 1995 e que também dá vida às coisas ao redor quando crianças começam a jogá-lo. Outro destaque para o filme vai para as assustadoras criaturas comedoras de carne humana e que são atraídas pelo fogo, são os chamados Zorgons responsáveis por alguns dos melhores momentos do filme. É um filme infanto-juvenil que deve agradar também aos adultos que ainda forem capazes de entrar em um mundo de faz de conta e viajar num mundo de aventura cheio de imaginação.

1 – Zathura é um buraco negro, como diz o personagem Danny ao vencer o jogo.

2 – Há duas cenas engraçadas envolvendo a irmã de Danny e Walter, uma acontece quando ela olha para os olhos dele e diz que se sente protegida com sua presença e a outra é quando descobre que ele era na verdade o irmão dela.

3 – Ainda há um interessante suspense no final, eu pensei que ia haver uma reviravolta quando ao voltar do mundo de Zathura Danny olha para o jogo e o espectador fica na dúvida se tudo aquilo tinha sido imaginação de Danny já que o pai dele havia dito em certo momento do filme que ele tinha uma fértil imaginação. Ao tentar revelar ao pai as aventuras e percebendo a descrença do pai eles se entreolham e ainda assim desconfiamos que a aventura poderia ter sido imaginação dos dois, e é só quando a irmã mais velha fala para os dois que não falar do acontecido pra ninguém é que finalmente confiamos que a aventura realmente aconteceu.

Curiosidades
- Zathura foi inicialmente concebido para ser uma sequência de Jumanji (1995), que seria dirigida por Ken Ralston. Posteriormente a Columbia decidiu por fazer um filme independente.

- O orçamento de Zathura foi de US$ 65 milhões.

Ficha Técnica: Zathura,EUA,2003,113min
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário