sábado, 26 de julho de 2008

5 dedos da Morte/5 dedos de violência (Tian Xia di yi quan, Hong Kong,1972, 105 mins)
Minha nota: [8,0] -

Por Wendell Borges - 26/07/2008

Comentário: Este clássico das artes marciais dirigido por Chang-hwa Jeong abriu as portas para o cinema de Hong-kong nos Estados Unidos. Pode soar um pouco datado nos dias de hoje mas ainda tem grandes momentos e a violência excessiva para os padrões da época nesta versão sem cortes é realmente surpreendente. A trama é simples e gira em torno de duas academias rivais que irão disputar um torneio que trará grande prestígio para o vencedor. Chao Chi-hao (Lieh Lo, que faleceu em 2002) é um jovem bondoso que segue à risca aos ensinamentos de seu mestre Shen Wu (Wen Chung Ku) já velho e cansado resolve enviar o pupilo para aprender ainda mais numa outra escola, dirigida pelo renomado Shen Chin-Pei (Min Fong). Nesta nova academia os conhecimentos de Chi-Hao estão defasados, e ele precisa treinar arduamente para tornar-se um verdadeiro mestre. Os problemas de Chi-Hao começam quando ele é escolhido pelo seu novo mestre Chin-Pei para aprender a técnica secreta do "punho de ferro" e representar a escola num importante torneio de luta que acontecerá na vila. A escola que vencer o torneio ganha respeito e influência, e Chi-Hao poderá finalmente se casar com Yin Yin (Ping Wong), a filha de Shen Wu, por quem é apaixonado. Vários vilões surgem na trama para não deixar Chi-Hao vencer o torneiro e nem sequer chegar a disputá-lo, os principais são Sung Wu-yang (wen chung Ku) e um trio de samurais japoneses. Observem a rápida participação de Bolo Yeung (hoje com 65 anos) como um lutador de rua que faz apostas.

Obs: Bolo yeung já atuou em mais de 100 filmes de artes marciais e ainda hoje aos 65 anos continua fazendo participações em diversos filmes.
Obs2: A produção do filme é dos famosos irmãos Shaw


Sinopse: Lutas de Kung-fu incríveis nesse clássico das artes marciais. Mostra a trajetória de um grande lutador de Kung-fu que abandona seu antigo dojo para seguir seu destino, sob a orientação do seu mestre, muitos sacrifícios se impõe em seu caminho logo de cara, o primeiro amor. Mais tarde, ele começa a dar aula em uma nova escola de artes marciais, mas não é bem aceito pelos novos colegas e por seus alunos, que o tratam com desprezo. Um importante campeonato se aproxima, e ele vê justamente a chance de mostrar o quanto ótimas e realistas cenas de lutas, sempre com detalhes impecáveis e coreografias ousadas.

Ficha Técnica: Tempo: 105 minutos - Cor: Colorido - Ano de Lançamento: 2008 - Recomendação: 12 anos - Região do DVD: Região 4 - Legenda: Português - Idiomas / Sistema de Som:Inglês - Dolby Digital 2.0 - Formatos de Tela: Widescreen.
_____________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Open Ayres5:37 AM

    " Bolo yeung faz parte de uma série de artistas chineses que provaram que é possível fazer sussesso, fora do eixo Hollyood/françae abriu espaço para jack chan e outras estrelas do novo cinema chines, os cinéfilos agradecem..."

    ResponderExcluir