quarta-feira, 16 de julho de 2008

Alex e Emma (EUA,Inglaterra,2003)

Minha nota:


Por Wendell Borges – 16/07/2008

Comentário: É um filme leve, uma comédia romântica que trabalha o processo criativo de uma história de ficção. O roteiro combina o mundo criado pelo escritor Alex Sheldon vivido por Luke Wilson e seu relacionamento com a taquígrafa Emma vivida por kate Hudson, esta lhe serve como musa inspiradora e o ajuda a concluir o livro que o fará livrar-se de mafiosos cubanos os quais ele deve dinheiro. O filme tem inspiração no romance "O Jogador" do escritor russo Fiodor Dostoievsky que assim como o personagem de Wilson também era viciado em jogos de azar.

A trama tem alguns bons momentos cômicos, mas nada de muito especial. Enfim, Alex & Emma é um entretenimento razoável, sem muitas complicações na trama e que poderá agradar ao público menos exigente. A direção é de Rob Reiner que recentemente decepcionou com o filme Antes de Partir protagonizado por Jack Nicholson e Morgan Freeman.


Sinopse:
Alex Sheldon (Luke Wilson) é um autor em apuros. Além de estar passando por bloqueio de escritor, o que lhe impede de terminar seu romance, deve US$ 100 mil a agiotas cubanos, que lhe deram o prazo de 30 dias para que pague a dívida ou será morto. O único meio visto por Alex para conseguir esta quantia dentro do prazo é concluindo seu livro. Para tanto ele contrata Emma Dinsmore (Kate Hudson), uma tipógrafa, para ajudá-lo a concluir o romance. Após dias e noites de árduo trabalho, realidade e ficção começam a se mesclar e eles acabam se apaixonando.


Anotações para quem já viu o filme (Wendell Borges)


1 - O filme começa mostrando uma pintura com algumas pessoas vestidas em roupas típicas dos anos vinte. Elas parecem estar num cassino. Em seguida vemos mais duas pinturas, uma na praia e outra numa casa, neste um dos personagens da pintura se movimenta e pisa em um ancinho que acerta sua cabeça.

2 - Adam Shipley era um homem comum. Escreve o personagem de Luke Wilson (Sheldon) em um notebook.

3 - Emma Dinsmorte estava procurando um escritório de advocacia e acaba chegando ao apartamento de Sheldon.

4 - Ela procurava o escritório de Polk,Taylor,Fillmore,Pierce e Van Buren. (nomes de ex-presidentes americanos)

5 - Emma volta para pegar seu xale e então decide entrar e olhar um dos livros de Sheldon intitulado “Amar é nunca ter que pedir perdão”. Ele começa a contar a história do livro mas não conta o final então ela abre o livro e vai olhar o final dizendo que se não gostar do final do livro ela nem começa a ler porque não quer perder o tempo dela.

6 - Há uma cena engraçada quando Emma pergunta a Sheldon se ele prefere spray de pimenta ou arma de choque quando ele tenta segurá-la, ela sai irritada porque ele não conseguiu ditar mais do que 8 palavras no primeiro dia de trabalho.

7 – Sheldon consegue seus U$ 125,000 pelo livro e o final termina com um beijo. Emma e Alex terminam juntos.

Ficha Técnica: Título Original: Alex & Emma - Gênero: Romance - Tempo de Duração: 96 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2003 - Estúdio: Escape Artists / Reiner-Greisman / Franchise Pictures Distribuição: Warner Bros. / UIP / Imagem Filmes - Direção: Rob Reiner
Roteiro: Jeremy Leven - Produção: Todd Black, Alan Greisman, Jeremy Leven, Rob Reiner e Elie Samaha - Música: Marc Shaiman - Fotografia: Gavin Finney - Desenho de Produção: John Larena - Direção de Arte: Helen Harwell - Figurino: Shay Cunliffe - Edição: Alan Edward Bell e Robert Leighton.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário