quinta-feira, 24 de julho de 2008

Além da Fé (Sur Le seuil,França,2003)
Minha nota: [6,9] -
Por Wendell Borges - 24/07/2008

Comentário (não leia se não tiver assistido ao filme ainda): Este filme francês de Horror consegue prender a atenção do espectador mesmo com uma trama nada original.

Os filmes de Horror franceses que usam a violência gráfica exaustivamente, violência esta tão explorada pelas últimas produções do gênero tem um estilo diferente dos filmes norte-americanos e asiáticos.

Os franceses investem no aprofundamento das personagens e tentam envolver o espectador mais cético e fazê-lo entrar no clima sobrenatural do enredo. Neste Além da Fé temos o psquiatra Dr. Paul Lacasse (Michael Côté) que começa a tratar o paciente de sua colega de trabalho Jeanne Marcoux (Catherine Florent). Ela está grávida, prestes a ter um filho e passa o caso para Lacasse.

Este paciente tentou o suicídio e cortou os dedos, para não mais escrever, seu nome é Thomas Roy (Patrick Huard), um famoso escritor de livros de Horror. Um jornalista que está escrevendo um livro sobre Roy entra em contato com Lacasse para lhe deixar a par de suas investigações sobre a vida de Roy.

O assassinato de 11 crianças que acontece logo no início do filme, mostrado ao espectador através de uma reporter que comenta o ato de loucura do policial Louis Archamault (Normand D'Amour) que atirou e matou 11 crianças parece ter algum envolvimento com as coisas escritas por Thomas Roy. O filme apesar da trama batida é envolvente e superior a muitas produções do gênero.

Sinopse:Após fazerem um passeio educativo, 11 alunos são mortos pelo policial Louis Archambault (Normand D'Amour). O estranho nisto tudo é que ele aparentava ser uma pessoa bem equilibrada, sendo considerado um excelente policial, além de ser casado e ter dois filhos. Paralelamente Thomas Roy (Patrick Huard), um famoso escritor, após cortar os dedos (com exceção dos polegares) tentou cometer suicídio. Ele vai para o hospital Saint Croix, onde o psiquiatra Paul Lacasse (Michel Côté) examina seu caso com a ajuda de Jeanne Marcoux (Catherine Florent), uma colega de trabalho que está grávida. Com um certo espanto Paul ouve de Patrick Michaud (Jacques Levalée), seu agente e único amigo, que Roy tinha decidido parar de escrever, apesar de ser um sucesso mundial. Paul só começa a entender o motivo desta decisão quando conhece Charles Monette (Jean L'Italien), um jornalista que está fazendo uma ampla matéria sobre Roy, que contém fatos estarrecedores.


Ficha Técnica: Título Original: Sur le Seuil - Gênero: Suspense - Tempo de Duração: 99 minutos - Ano de Lançamento (Canadá): 2003 - Estúdio: Alliance Atlantis Vivafilm - Distribuição: Alpha Filmes - Direção: Éric Tessier - Roteiro: Éric Tessier, baseado em livro de Patrick Senécal - Produção: Nicole Robert - Música: Ned Boulahalassa - Fotografia: Denis-Noel Mostert - Desenho de Produção: Frédérick Devost, Matt Faulkner e David Pelletier - Figurino: Claire Nadon - Edição: Alain Baril
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário