quarta-feira, 23 de julho de 2008

Andrei Rublev (Russia,1969,185 mins)
Minha nota: [9,0] -
Por Wendell Borges - 23/07/2008

Comentário: Com mais de 3 horas de duração este belíssimo filme narra 8 passagens imaginárias das andanças do pintor Andrei Rublev na Rússia do início do século XV. A trama inicia em 1408 com os personagens Kirill, Danil e Rublev (Anatoly Solinitsyn), eles buscam proteção da chuva entrando em um celeiro onde alguns trabalhadores riem de um bobo fazendo macaquices.

Ninguém sabe ao certo a data de nascimento e morte de Rublev, mas acredita-se que ele tenha nascido entre 1360-1370 e que tenha falecido entre 1427-1430, ele é considerado o maior pintor russo de ícones, afrescos e miniaturas para iluminuras.

O filme não trabalha o seu processo de pintura, não o vemos pintar em nenhum momento, o diretor investiu nas reflexões e na maneira como imaginaram que Rublev vivia na turbulenta idade média, com pragas e assassinatos perversos, os tártaros atacando com sua fúria mortal, sem piedade, a igreja matando os pagãos. Há uma cena em que várias pessoas correm nuas pela floresta, entram num rio e fazem um ritual e são perseguidas por soldados da igreja. Nesta cena Rublev discute com uma garota chamada Marfa sobre o amor. Outro grande momento do filme é a construção do sino com o jovem Boriska que para escapar da morte rogou aos soldados para o levarem até o príncipe pois seu pai havia revelado a ele o segredo da construção dos sinos.

O filme termina com imagens coloridas mostrando diversos afrescos pintados por Rublev. Este é um dos 15 filmes com o tema "Religião" listados pela igreja do Vaticano. É realmente um filme carregado com uma aura elevada de espiritualidade. Obrigatório!!!

Obs: O cavalo para Andrei Tarkovsky é "imagem simbólica" que capta a essência da Vida.


Sinopse: Biografia poética do pintor de ícones medieval Andreiv Rublev, que viveu durante o turbulento século 15 na Rússia, período marcado por lutas sem fim entre príncipes rivais e por invasões tártaras.


Ficha Técnica: Direção:Andrei Tarkovsky Ano: 1966 - País: Rússia - Gênero: Drama, Guerra Duração: 205 min. Título Original: Andrei Rublyov Título em inglês: Andrei Rublev.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário