terça-feira, 15 de julho de 2008

Antes de partir (The Bucket List,EUA,2007, 97 mins)
Minha nota: 5,9 -
Por Wendell Borges - 15/07/2008

Comentário: Dirigido por Rob Reiner e com dois bons atores Morgan Freeman e Jack Nicholson, aqui desperdiçados com um roteiro fraquinho e batido, este trabalho infelizmente naufraga e não funciona. O que era para ser dramático soa como novela melodramática,repetições e chavões batidos.

É o tipo de filme que não contribui em nada para o espectador que gosta de cinema. A trama gira em torno de Carter Chambers (Morgan Freeman) e Edward Cole (Jack Nicholson) que se conhecem em um leito de hospital e fazem amizade graças à condição de vida de ambos. Eles decidem viajar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida. A narrativa não flui, soa bocejante e repetitiva.

Quem curte novela mexicana e as novelas repetitivas da rede globo talvez possam gostar mais do filme. Ou será que o problema é comigo? Será que estou ficando chato e envelhecido? (he,he) Quem sabe, mas que o filme deixa a desejar isto deixa.

Obs: Logicamente seria muito bom ser bilionário na idade dos dois para curtir bem o fim da vida e viajar pelo mundo.

Sinopse: Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

Algumas anotações para quem já viu o filme (Wendell Borges)

1 - O filme é aquela tipo de trabalho que você fica se perguntando quais eram as pretensões do roteirista, do diretor e do elenco, talvez viajar para todos aqueles lugares seja uma experiência fascinante, porém ver dois velhos atores em personagens um tanto ocos gozarem seus últimos dias de vida não passa nenhuma carga emocional a quem assiste. Comigo não funcionou em nada.

2 - A pergunta dos deuses nas montanhas do egito para se fazer quando você tiver mais de 60 anos:
Você encontrou alegria em sua vida?
Sua vida trouxe alegria a outras pessoas?

3 - Fiquei imaginando o título do filme como "A lista da bota" a qual o personagem de Morgan Freeman se refere durante o filme. " Bem, meu professor de filosofia do primeiro ano passou um exercício de pensamento prospectivo que ele chamou de Lista da Bota, tínhamos que relacionar tudoo que queriamos fazer na vida antes de bater as botas"

Curiosidades
- Justin Zackham concluiu o roteiro de Antes de Partir em apenas 2 semanas. Na época ele já tinha Morgan Freeman em mente para interpretar Carter Chambers.
- Tanto Rob Reiner quanto Morgan Freeman, separadamente, sugeriram que Jack Nicholson fosse contratado para interpretar Edward Cole.
- Este é o 2º filme em que o diretor Rob Reiner e o ator Jack Nicholson trabalham juntos. O anterior foi Questão de Honra (1992).
- Jack Nicholson e Morgan Freeman rasparam a cabeça para atuar em Antes de Partir.
- Jack Nicholson utilizou sua própria experiência no hospital em alguns diálogos e situações do filme. O óculos usado em cena, por exemplo, foi uma sugestão do ator aceita pelo diretor Rob Reiner.
- Alfonso Freeman, filho de Morgan Freeman, interpreta seu filho no filme.
- O orçamento de Antes de Partir foi de US$ 45 milhões.

Ficha Técnica: Título Original: The Bucket List - Gênero: Comédia Dramática - Tempo de Duração: 97 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2007 - Site Oficial: www.antesdepartir.com.br- Estúdio: Storyline Entertainment / Zadan/Meron / Two Ton Films
Distribuição: Warner Bros. - Direção: Rob Reiner - Roteiro: Justin Zackha.
________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário