segunda-feira, 21 de julho de 2008

Batman - Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight,EUA,2008, 152 mins)
Minha nota: [9,5] -
Por Wendell Borges - 21/07/2008

Comentário: Heath Ledger(1979-2008) personifica com total perfeição o clima sombrio que um personagem do mal precisa ter para carregar o espectador com o medo e os calafrios necessários e nos despertar uma coisa inexplicável chamada emoção. É com estas palavras que inicio o comentário de uma das, senão a melhor adaptação de histórias em quadrinhos para as telas de cinema. O filme consegue criar o ambiente propício para que muitas das coisas absurdas que acontecem na tela se tornem naquele universo fictício algo completamente crível. As discussões em torno da maldade humana, o jogo psicológico entre o coringa e o Batman de Christian Bale, o melhor ator que encarnou o herói em todas as adaptações já feitas e sem exageros, a fotografia que trabalha bem as sombras e a escuridão envolvente ajudando a ambientalizar a narrativa. Enfim, as bilheterias e a crítica especializada não estão falando bem do filme à toa, ele tem muito mais qualidades que defeitos e a carga emocional que ele nos provoca em um filme de super-heróis já é digna de louvores. O diretor Christopher Nolan que também assina o roteiro junto com David S. Goyer confirma o talento repetindo a dose e nos mostrando um Batman cada vez mais sombrio num universo apocalíptico e com dramaticidade o suficiente para sustentar o filme sem ser preciso cenas rocambolescas de ação e efeitos digitais desnecessários. Pena o ator Heather Ledger ter falecido, o cinema e a arte perderam muito com este talentoso ator partindo para um outro plano de vida. O próximo filme com certeza não será o mesmo sem este coringa.

Sinopse: Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gothn City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado comandado pelo Coringa (Heath Ledger).

Algumas anotações para quem já viu o filme

1 - A cena em que o coringa aparece pela primeira vez e quando narra algumas passagens de sua infância com a figura do pai enquanto ameaça cortar a boca de um mafioso é uma das melhores do filme.

2 - A cena dos barcos com a disputa em torno de quem explodiria quem foi uma idéia fantástica.

3 - o momento final quando o narrador diz Cavaleiro das Trevas.

4 - A cena em que o personagem de William Fichtner (o gerente do banco) atira nos bandidos e é baleado achei desnecessária. Poderiam tê-la filmado de forma diferente. Como é que um gerente de banco de repente salta uma arma daquelas e sai atirando como se fosse o Rambo??

Ficha Técnica: Dirigido por Christopher Nolan. Com: Christian Bale, Heath Ledger, Michael Caine, Gary Oldman, Morgan Freeman, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhaal, Monique Curnen, Cillian Murphy, Chin Han, Nestor Carbonell, Eric Roberts, Anthony Michael Hall, William Fichtner.
_____________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Eu gostei muito deste filme do Batman. Uma obra de arte moderna!

    ResponderExcluir