terça-feira, 8 de julho de 2008

Bobby (EUA,2006,120min)
Minha nota: [6,9] -

Por Wendell Borges - 08/07/2008

Comentário: Um filme extremamente lento e aborrecedor em seus momentos iniciais e que mostra o trabalho de Emilio Estevez na direção e com um roteiro que levou 7 anos para ser finalizado. Talvez por ter trabalhado com um elenco cheio de estrelas pop do cinema americano este seja justamente o maior defeito do filme, além é claro, do roteiro com personagens desinteressantes os quais são usados para costurar a história que conta o dia em que Robert Francis Kennedy foi vítima de um atentado no Hotel Ambassador em Los Angeles. Como mostra nas legendas iniciais, 1968 foi um ano de confusão política e social nos EUA e diante do assassinato recente de Martin Luther King(1929-1968) e da guerra do Vietnã(1959 – 30 de abril de 1975) que começava a mostrar-se um grande erro e uma derrota para a história dos norte-americanos eis que um jovem chamado Sirhan Bishara Sirhan consegue entrar no Hotel Ambassador e atirar no senador recém-eleito presidente dos Estados Unidos e ainda por cima balear diversas outras pessoas. Apesar da narrativa lenta, dos personagens desinteressantes, o filme pelo menos acerta na boa trilha sonora que tem seu auge na belíssima música "The sound of silence" interpretada por Simon & Garfunkel. A montagem também é digna de elogio, já que nenhum ator foi escalado para interpretar o senador Bobby, todas as cenas usadas foram cenas reais e alguns atores encenaram o presidente mas não aparecem de frente e são sempre encobertos pelas pessoas e pelo cenário em volta. Enfim, exige paciência do espectador e só serve mesmo como uma ambientação histórica e um pequeno exercício de imaginação, o único personagem que realmente existiu foi Jose, um cozinheiro interpretado pelo ator Freddy Rodriguez, há inclusive uma foto com o verdadeiro garçom segurando na mão de Bobby. Vale conferir como disse antes pela trilha sonora, pelo valor histórico e pelos 15 minutos finais.

Ficha Técnica: Bobby (EUA,2006,120min) Direção e roteiro: Emilio Estevez
Elenco:Harry Belafonte (Nelson) - Joy Bryant (Patricia) - Nick Cannon (Dwayne) - Emilio Estevez (Tim Fallon) - Laurence Fishburne (Edward Robinson) - Brian Geraghty (Jimmy) - Heather Graham (Angela) - Anthony Hopkins (John Casey) - Helen Hunt (Samantha) - Joshua Jackson (Wade) -David Krumholtz (Phil) - Ashton Kutcher (Fisher) - Shia LaBeouf (Cooper) - Lindsay Lohan (Diane) - William H. Macy (Paul Ebbers) - Svetlana Metkina (Lenka Janacek) - Demi Moore (Virginia Fallon) - Freddy Rodríguez (José) - Martin Sheen (Jack) - Christian Slater (Timmons) -Sharon Stone (Miriam Ebbers) - Jacob Vargas (Miguel) - Mary Elizabeth Winstead (Susan Taylor) - Elijah Wood (William) - Dave Fraunces (Robert F. Kennedy) - Spencer Garrett (David Novak) - David Kobzantsev (Sirhan Sirhan) - John Lavachielli (Donnely) - Louis Mustillo (Mario)

FATOS HISTÓRICOS E CURIOSIDADES:

(Fonte - Wikipedia)
John Fitzgerald Kennedy (Brookline, Massachusetts, 29 de Maio de 1917 — Dallas, 22 de Novembro, 1963) foi um político estadunidense e o 35° presidente de seu país (1961–1963).

Robert Francis Kennedy (20 de novembro de 1925 – 6 de junho de 1968), apelidado de Bob ou Bobby, foi um dos dois irmãos mais novos do presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy, de quem foi amigo e conselheiro.

Serviu como Secretário de Justiça de 1961 até 1964, tendo sido um dos primeiros a combater a Máfia. Além da crise dos mísseis cubanos, que acompanhou ativamente, teve grande participação no movimento pelos direitos civis dos afro-americanos. Era católico como o irmão. Depois do assassinato de John em novembro de 1963, trabalhou ainda com seu sucessor até setembro de 1964, quando se elegeu senador por Nova Iorque. Foi contra a guerra do Vietnam.

No começo de 1968 anunciou sua campanha para ser indicado candidato à presidência pelo Partido Democrata, mas foi assassinado (durante a campanha) após vencer a eleição primária da Califórnia.
TRILHA SONORA:

“Love e Light”
Escrita por Jeff Rona
Interpretada por Luxurious

“Never Gonna Break My Faith” Written e
Interpretada por Aretha Franklin e Mary J. Blige

“Tracks of My Tears”
Interpretada por Smokey Robinson & The Miracles

“I Was Made to Love Her”
Interpretada por Stevie Wonder

“Ain't That Peculiar”
Interpretada por Marvin Gaye

“The Sound of Silence”
Interpretada por Simon & Garfunkel

“Louie Louie”
Interpretada por Demi Moore

“Come See About Me”
Interpretada por The Supremes

“Function At The Junction”
Interpretada por Shorty Long

“Grazing In The Grass”
Interpretada por Hugh Masekela

“Tuesday Afternoon”
Interpretada por Moody Blues

“Black Is Black”
Interpretada por Los Bravos

“Baby I Love You”
Interpretada por Aretha Franklin

“There's a Kind of Hush”
Por Herman's Hermits

“Spoonful”
Escrita por Willie Dixon
Interpretada por Cream

Cotação do Rotten Tomatoes: 5,7/10 - 49% - Clique no link para ler as críticas de um dos melhore sites da Internet (Em inglês)

_____________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Me interessei pelo filme tanto por seu tema, quanto pelo elenco.
    Mas realmente parece ser aquele tipo de filme para assistir com uma enorme disposição.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:53 PM

    Hai i'm new here and would like to introduce myself

    I'm from Luxembourg and come to this forum from search engine.

    Nice to meet you all :)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:37 PM

    Director : Anurag Basu
    Cast : Hrithik Roshan, Kangna Ranaut & Barbara Mori
    Music Director: Rajesh Roshan
    Lyricist: Nasir Faraaz & Asif Ali Beg

    Tracklist:
    1 – Zindagi Do Pal Ki
    2 – Dil Kyun Yeh Mera
    3 – Tum Bhi Ho Wahi
    4 – Kites In The Sky
    5 – Fire
    6 – Zindagi Do Pal Ki (Remix)
    7 – Dil Kyun Yeh Mera (Remix)
    8 – Tum Bhi Ho Wahi (Remix)
    9 – Fire (English Version)

    [url=http://www.bollywood-latest.com/2010/05/kites-mp3-songs/]Kites Mp3 Songs[/url]


    [url=http://www.bollywood-latest.com/]Bollywood Blog[/url]

    [url=http://www.bollywood-latest.com/]Bollywood News[/url]

    ResponderExcluir