sexta-feira, 25 de julho de 2008

Cinema, Aspirinas e Urubus (Brasi, 2005, 99 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Borges - 25/07/2008

Comentário: Uma pequena obra-prima do cinema brasileiro, com belíssima fotografia que mostra através de imagens as verdadeiras cores do sertão nordestino. A música de fundo do DVD " Serra da Esperança" de Lamartine Babo encanta pela beleza poética e mergulha o espectador no universo quente,seco e empoeirado por onde viajam o alemão Johann (Peter Ketnath) e seu parceiro de viagem Ranulpho (João Miguel) no sertão brasileiro de 1942. Um road movie encantador que mostra uma relação de amizade entre dois homens de culturas diferentes, mas que tem algo em comum, a humanidade. o diretor Marcelo Gomes em seu primeiro longa-metragem mostra total domínio da linguagem cinematográfica, o filme é quase perfeito em sua montagem, fotografia e a direção dos atores, totalmente à vontade em seus papéis. A trama do filme foi inspirada em relato de viagem de Ranulpho Gomes disponível nos extras do DVD. Enfim, um filme Obrigatório!!!

Obs: Este é o primeiro filme longa-metragem do diretor Marcelo Gomes que também assina o roteiro.
Obs2: Nas palavras do diretor Marcelo Gomes: "a opção por uma luz extrememamente contrastada e estourada que faz com que a geografia se torne quase sem cor e o céu se torne quase todo branco para dar o efeito da luz que incomoda as palpebras dos olhos, afinal não é esta a luz do sertão?

Sinopse: Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.

Premiações (retirado do site Adorocinema)
- Ganhou 5 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Fotografia. Foi ainda indicado em outras 6 categorias: Melhor Ator (João Miguel), Melhor Atriz (Hermila Guedes), Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som.

- Ganhou o Prêmio Especial do Júri e o prêmio de Melhor Ator (João Miguel), no Festival do Rio.
- Ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Brasileiro e Melhor Ator (João Miguel), na Mostra de Cinema de São Paulo.
- Ganhou o Astor de Prata de Melhor Filme Ibero-Americano, no Festival de Mar del Plata.
- Ganhou o Prêmio do Sistema Educacional Francês, no Festival de Cannes.
- Recebeu 2 indicações ao Prêmio ACIE de Cinema, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Fotografia.
- Ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (João Miguel), Melhor Roteiro e Melhor Fotografia, no Prêmio Contigo! de Cinema.

Curiosidades

- Inspirado em relato de viagem de Ranulpho Gomes
- É o longa-metragem de estréia do diretor Marcelo Gomes.
- João Miguel derrotou 300 concorrentes para conseguir o personagem Ranulpho.
- Foi rodado nas cidades de Patos, Picote, Pocinhos e Cabaceiras, todas localizadas no sertão da Paraíba.
- Para definir as locações de Cinema, Aspirinas e Urubus foram necessários 10 dias de pesquisa de campo, através de mais de 2 mil quilômetros de estradas.
- A maior dificuldade encontrada pela equipe de produção nas locações foi retirar e recolocar os postes de iluminação, já que estes não existiam em 1942, época em que a história do filme é narrada.
- Na cidade de Picote, onde foi rodada uma das cenas de projeções dos filmes promocionais da aspirina em praça pública, jamais havia ocorrido uma sessão de cinema antes da realização de Cinema, Aspirinas e Urubus no local.
- Exibido na mostra Première Brasil, no Festival do Rio 2005.

Elenco: Peter Ketnath (Johann) - João Miguel (Ranulpho) - Hermila Guedes (Jovelina) - Oswaldo Mil (Claudionor Assis) - Irandhir (Manoel) - Fabiana Pirro (Adelina) - Verônica Cavalcanti (Maria da Paz) - Daniela Câmera (Neide) - Paula Francinete (Lindalva) - Sandro Guerra (Homem da cabra) - Madalena Accioly (Mulher da cabra) - Arílson Lopes (Dono do posto de gasolina) - José Leite (Dono do restaurante) - Zezita Matos (Dona da galinha) - Francisco Figueiredo (Rapaz na estrada) - Mano Fialho (Caçador) - Lúcia do Acordeão (Sanfoneira)

Jorge Clésio (Funcionário dos Correios) - Nanego Lira (Funcionário da estação de trem)

Ficha Técnica: Título Original: Cinema, Aspirinas e Urubus - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 90 minutos - Ano de Lançamento (Brasil): 2005 - Site Oficial: www2.uol.com.br/urubus/pt/home.html - Estúdio: Dezenove Som e Imagens / Rec Produtores Associados - Distribuição: Imovision - Direção: Marcelo Gomes - Roteiro: Marcelo Gomes, Paulo Caldas e Karim Aïnouz, inspirado em relato de viagem de Ranulpho Gomes - Produção: Sara Silveira, Maria Ionescu e João Vieira Jr. - Música: Tomás Alves de Souza - Fotografia: Mauro Pinheiro - Desenho de Produção: Dedete Parente Costa - Direção de Arte: Marcos Pedroso - Figurino: Beto Normal - Edição: Karen Harley
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário