segunda-feira, 14 de julho de 2008

A Desconhecida (La Sconosciuta,Italia,2006,118 mins)
Nota: 8,0 - * * *
Por Wendell Borges - 14/07/2008

Comentário: Este é o tipo de filme que quanto menos soubermos da trama melhor, pois a carga de tensão que o premiado diretor Giuseppe Tornatore criou é realmente digna de premiações, não fosse alguns deslizes do roteiro o filme poderia ter rendido bem mais, acontece que não sei de onde os roteiristas tiram certas idéias infames que acabam estragando o que poderia ser um filme ainda mais tenso e provocativo. Enfim, não vou revelar nada da trama neste comentário, apenas falarei da parte técnica e das atuações começando pelo elenco que é muito bom, a atriz russa Kseniya Rappoport que interpreta a personagem Irena, uma mulher misteriosa que parece ter tido um passado de pesadelos, está muito bem e consegue passar toda a aura de mistério e drama exigidos pelo papel. O filme recebeu 5 prêmios David incluindo Filme,atriz (Kseniya) e Diretor. Os outros destaques vão para a graciosa atriz-mirim Clara Dossena no papel de Tea, a trilha sonora assinada pelo mestre Ennio Morricone e a fotografia que ajuda a criar o clima de tensão, angústia e claustrofobia. Abaixo coloco algumas anotações de alguns pontos que não gostei para quem já viu o filme. No geral é um misto de suspense e drama que vale a pena ser visto.

Obs: Sobre o prêmio David

O prêmio David, ou prêmio David di Donatello é o mais importante prêmio cinematógráfico da Itália, concedido pela Academia Italiana de Cinema e considerado o Oscar italiano. O prêmio David é entregue desde 1956 e seu nome é uma homenagem à estátua em bronze de mesmo nome de autoria do escultor Donato di Niccoló di Betto Bardi.


Algumas anotações para quem já viu o filme
(spoilers!!)

1 - Eu comecei a pensar o porquê de Irena não ter matado Muffa quando teve a segunda oportunidade deixando para matá-lo posteriormente enterrando-o naquele terreno e não cheguei a nenhuma conclusão.

2 - Algumas coincidências como a menina ter um cabelo parecido com Irena já que Muffa e a parteira haviam mentido sobre o último filho que ela teve. A outra ela ter encontra o namorado enterrado no lixão.

Sinopse: A “desconhecida” é Irena. Ela mudou-se da Ucrânia para a Itália há muitos anos e hoje vive entre fantasmas do passado e uma busca pelo presente: duas esferas de tempo que se entrelaçam, se sobrepõem, e criam um quebra-cabeça intrigante, uma narrativa tensa. Quem é Irena, realmente? Pouco a pouco a história se desenvolve. A garota fugiu do leste europeu como várias outras. Depois de sobreviver a uma viagem cruel e dramática, ela virou uma presa fácil de um homem inescrupuloso. Foi submetida e brutalidades e humilhações impronunciáveis, do tipo que chocam permanentemente e jamais saem da memória. Apenas uma memória bela permanece em Irena: um melancólico amor perdido.

Ficha Técnica: A Desconhecida (La Sconosciuta,Italia,2006,118 mins) Direção: Giuseppe Tornatore - Roteiro: Giuseppe Tornatore, Massimo De Rita (colaborador) - Gênero: Drama/Suspense - Origem: França/Itália
------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Um realizador de enorme sensibilidade que, por norma, não desilude. Este filme ainda não vi, mas conto ver nos próximos meses aquando do seu lançamento em DVD.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:29 AM

    Quero ver esse novo filme do Tornatore. Não sei nada sobre a trama e que manter assim.

    ResponderExcluir

www.arquivoxdocinema.blogspot.com O arquivox está de blogue novo. Para acessar o novo site clique no link abaixo ou na imagem acima...