domingo, 13 de julho de 2008


Diários de motocicleta (The Motorcycle Diaries,2004;128 mins)
Minha nota: [9,0] -


Por Wendell Borges - 13/07/2008

Comentário: O diretor brasileiro Walter Salles nasceu no Rio de janeiro em 1956 e foi eleito pelo The Guardian (Jornal britânico de centro-esquerda) como um dos 40 melhores diretores em atividade no mundo. Além disso passou a integrar o seleto clube de cerca de 6 mil pessoas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood que irão escolher os vencedores do oscar em 2009. Este prestígio do diretor não veio à toa, desde seu belíssimo trabalho no filme Terra Estrangeira(1995), passando pelo premiado Central do Brasil (1998) até chegar neste Diários de Motocicleta o diretor vem provando a cada filme seu talento.

Acredito que este Diários de Motocicleta, seu primeiro filme falado em um idioma diferente (no caso aqui o espanhol) lhe trouxe o reconhecimento definitivo, além de ter sido vencedor de vários prêmios e indicações por diversos festivais no mundo afora incluindo melhor canção no oscar 2005 por Al otro lado del río, do compositor uruguaio Jorge Drexler. O filme narra as aventuras do jovem médico Ernesto Guevara com boa interpretação de Gael Garcia Bernal com seu amigo, o bioquímico Alberto Granado (Rodrigo De la Serna) também excelente no papel, a bela fotografia, a narrativa fluente, com momentos cômicos, dramáticos e reflexivos. Um belo trabalho que deve ser visto por todos aqueles amantes ou não da sétima arte.

Observação 1: O filme recebeu nota 7.9 em 27.646(votações feitas) no IMDB.

Observação 2: O filme foi produzido pela Argentina, Brasil, Chile, Reino Unido, Peru, Estados Unidos da América, Alemanha, França e Cuba


Sinopse: Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

Premiações
- Ganhou o Oscar de Melhor Canção Original ("Al Otro Lado del Rio"), além de ter sido indicado na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras 5 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Gael García Bernal), Melhor Ator Coadjuvante (Rodrigo de la Serna), Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado.

- Recebeu uma indicação ao Cesar de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou 2 prêmios no Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Revelação (Rodrigo de la Serna) e Melhor Fotografia. Foi ainda indicado na categoria de Melhor Diretor.

- Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Filme Não-Europeu.

- Ganhou o Goya de Melhor Roteiro Adaptado.

- Ganhou o Prêmio Ecumênico do Júri, no Festival de Cannes.

- Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou o Prêmio do Público, no Festival de San Sebástian.

Curiosidades:

- Diários de Motocicleta é o primeiro filme dirigido por Walter Salles cuja língua predominante não é a portuguesa.

- O filme teve locações na Argentina, no Chile e no Peru.

- A canção "Al Otro Lado del Rio" foi a primeira cantada em espanhol a ser indicada ao Oscar.


Anotações feitas enquanto assistia ao filme (Wendell Borges):


Obs: Quaisquer erros ortográficos, sintáticos ou informativos podem ser avisados por um comentário. Corrigirei imediatamente.

1 - uma Norton 500 toda remendada...
2- Guevara tinha 23 anos. Estudante de medicina, especializado em Lepra. Jogador amador de rúgbi.
Alberto Granado, amigo pançudo de 29 anos e bioquímico.Cientista vagabundo declarado
3 - de Buenos Aires até a patagonia e depois ao Chile.
4-Buenos Aires, 04 de janeiro de 1952
5 - Embarcamos numa jornada aos confins do espírito humano.
6 - Guevera leva na moto uma cadelinha chamada comeback, Alberto descobre quando caem da moto num poço de lama.
7 - Miramar, Argentina, 13 de janeiro de 1952
8- Tia Rosana fica de olho em Chichina.
9 - 29 de Janeiro de 1952 Piedra del Aguila.
10 -Buenos Aires e Córdogoa, Ernesto e Alberto
11 - San Martin de Los Andes, 31 de janeiro de 1952
12 - Ernesto olha um inchaço no pescoço de um homem chamado Von Puttkamer
13 - Estação de trem de Bariloche 3 dias depois da última data acima.
14 - Lago Frias, Argenina, 15 de Fevereiro de 1952
15 - Em 18 de fevereiro entram em Temuco, no Chile.
16 - eles publicam um artigo do Diario Austral sobre a viagem deles e mostram a um mecanico para conseguir o conserto da moto grátis.
17 - Chipi-chipi é a música dançada quando Alberto e Ernesto vão para uma festa em Temuco.
18 - 26 de fevereiro de 52 chegam a Los Angeles no Chile (Reparem que a legenda está errada, colocaram 25 de fevereiro, esta cena ocorre aos 41: 55 do filme. Um ano desde que iniciaram a viagem.
19 - Dizem que as chilenas são as mais atrevidas do continente (diz alberto) e Ernesno responde que antes é preciso fazer uma pesquisa de campo. Eles encontram e fazem amizade com duas chilenas que llhes pagam vinho e empadas e ainda oferecem abrigo.
20 - O bombeiro, pai das duas irmãs chilenas que eles conhecem são apresentados aos bombeiros como Dr. Che Magro e Dr. Che gordo
21 - Alberto chora ao se despedir da poderosa, a moto que guiaram até o chile, o mecanico diz que agora ela pode se chamar a defunta ou a paraplégica.

22- Alberto fala uma poesia de Neruda quando chega a Valparaiso em 7 de março de 1952

"I love Valparaiso. How much you encompass

and how much you irradiate bride of the ocean"

"Even far away from your deaf halo..."

23 - Deserto de Atacama no chile em 11 de março de 1952
24 - Eles conhecem dois comunistas na estrada que tiveram suas propriedades roubadas por um latifundiário e estão em busca de emprego nas minas.
25 - Mina de Chuquicamata, 15 de março de 52 (Anaconda Mining Company - A companhia dona da mina)
26 - Alberto completa 30 anos quando eles entram no peru com a ajuda do caminhoneiro meio cego chamado Felix.
27 - Chegam a Cuzco no Peru em 2 de Abril de 52
28 - falam com uma mulher e uma senhora que fala o dialeto Quíchua, não aprendeu Castelhano, tinha de cuidar dos rebanhos e não podia ir para escola. São guiados pelo menino chamado Nestor que conhece a história local.
29 - 5 de abril de 52 chegam a Machu Picchu
30 - Ernesto em suas anotações fala sobre como seria a américa se não tivesse sido invadida pelos espanhóis com sua pólvora.
31 - Alberto diz que vai se casar com uma Inca, fundar um partido indígena e retomar a revolução de Tupac Amaru, a revolução ameríndia.
32 - Mariategui e Cesar Vallejo são citados por um Dr. chamado Hugo Pesce que indica os livros a Ernesto, ele era o chefe do programa para tratamento da lepra no Peru.

" A revolução será uma nova invenção do nosso povo." Ernesto lê um livro intitulado 7 ensaios de interpretação da realidade peruana.

33- Leprosários de San Pablo na Amazonia, é para onde são mandados os leprososo em estado mais grave.
34 - o médico mostra o romance que está escrevendo chamado Latitudes do Silencio
35 - em 25 de maio chegam a Pucallpa ainda no Peru
36 - Alberto conhece uma prostituta chamada Luz, após aplicar adrenalina em Ernesto que estava tendo um ataque de asma, ela o havia ajudado.
37 Ernesto deu seus 15 dólares ao casal de mineiros no deserto de Atacama, ele revela isto a Alberto quando este pede os dólares para fazer sexo com a prostituta Luz.
38 - chegam a San Pablo no Peru em 08 de junho de 52 ainda, atravessaram de barco, Alberto havia ganho dinheiro no jogo e conseguiu dormir com Luz.
39 - 22 de junho de 1952 próximo a Leticia, na Colombia.
40 Caraca, Venezuela em 26 de julho de 1952
41 - Alberto revela que seu aniversario não é 2 de abril e sim 18 de agosto
42 - 8 anos se passaram até que os viajantes voltassem a se ver. Em 1960 Granado aceitou um convite para trabalhar em Cuba como pesquisador científico. O convite veio do Fuser, o já então líder revolucionário Ernesto Che Guevara. Fez revolução em Cuba, Congo e Bolívia onde foi capturado pelo exército boliviano e com o apoio da CIA assassinado em outubro de 1967. Alberto ainda vive em Cuba com a esposa, netos e filhos.

Ficha Técnica: Título Original: The Motorcycle Diaries - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 128 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2004 - Site Oficial: www.motorcyclediaries.net - Estúdio: Southfork Pictures / FilmFour / Tu Vais Voir Productions / Senator Film Produktion GmbH - Distribuição: Buena Vista International - Direção: Walter Salles - Roteiro: Jose Rivera, baseado nos livros de Che Guevara e Alberto Granado - Produção: Michael Nozik, Edgard Tenenbaum e Karen Tenkhoff - Fotografia: Eric Gautier - Desenho de Produção: Carlos Conti - Direção de Arte: Laurent Ott - Figurino: Beatriz de Benedetto e Marisa Urruti - Edição: Daniel Rezende.

_____________________________________________________________________

4 comentários:

  1. No item 22 diz que Alberto fala um poema de Neruda. Teria como colocar o nome desse poema? pois preciso fazer um trabalho e não estou achando.
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  2. qual o poema que alberto fala no item 22 ?

    ResponderExcluir
  3. por favor, me diga o nome do poema falao por albreto de Neruda no decorrer do filme.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Karen vou verificar se fiz nas minhas anotações alguma alusão ao título do poema, caso não tenha terei que voltar ao local do filme onde ela é recitada para fazer uma pesquisa extra, assim que eu descobrir eu posto aqui no comentário.

    ResponderExcluir