sexta-feira, 18 de julho de 2008

A Família Savage (The Savages,EUA,2007, 113 mins)
Minha nota: [8,5] -
Por Wendell Borges - 18/07/2008

Comentário: Um drama familiar que se aprofunda na complexidade das personagens, a fotografia em tons escuros cria uma atmosfera densa e que realça a situação conflitante da família Savage, composta apenas por três pessoas, o pai Lenny Savage(Philip Bosco) que está com uma doença degenerativa do cérebro e os filhos Jon Savage (Philip Seymour Hoffman em grande atuação) e Wendy Savage (Laura Linney também ótima no papel tendo recebido uma indicação ao oscar de melhor atriz 2008). O filme mostra a dura situação que os filhos encaram para cuidar do pai, a escolha com relação ao local e os momentos conflitantes de brigas entre os irmãos, algo dosado pela inveja que um sente pelo trabalho do outro, os dois são escritores em busca de reconhecimento, Jon é Ph.D em Filosofia e está desenvolvendo uma tese sobre Bertold Brecht enquanto Wendy é freelancer e está tentando conseguir uma bolsa da fundação Guggenheim. Dirigido com bastante competência por Tamara Jenkins que também assina o roteiro. Um drama minimalista que merece ser visto, onde sugerir muitas vezes nos fala mais do que muitos diálogos.

Obs:A diretora do filme pelo que consta em sua biografia parece se retratar um pouco na personagem de Wendy Savage.

Obs 2: A trilha sonora é assinada por Stephen Trask

Obs 3: O roteiro escrito por Tamara Jenkins foi indicado ao oscar, mas quem acabou levando a estatueta foi Diablo Cody com o filme Juno.

Temas: Sonhos x Realidade - Vida x Morte
Assunto: Dois irmãos se reunem para ajudar o pai idoso, cuja namorada faleceu e foi expulso pelos pais desta da casa onde residia, os dois irmãos então passam a cuidar do pai que jamais lhes dera a atenção devida.
Mensagem ou reflexão: Temos que aceitar a idéia de que um dia iremos morrer, é duro eu sei, mas temos que aceitar.


Sinopse: Wendy (Laura Linney) e Jon Savage (Philip Seymour Hoffman) sempre buscaram escapar do jeito dominador de seu pai (Philip Bosco), sendo que agora lidam apenas com suas próprias vidas. Wendy trabalha como dramaturga no East Village e passa seus dias buscando doações, namorando o vizinho casado e roubando material de escritório. Já Jon trabalha como professor universitário em Buffalo, tendo escrito alguns livros sobre assuntos obscuros. Um dia eles recebem um telefonema que os informa que seu pai, Lenny, está aos poucos sendo consumido pela demência e que apenas eles podem ajudá-lo. Isto faz com que Jon e Wendy voltem a morar juntos, o que não ocorria desde a infância, com ambos tendo que lidar com as excentricidades do outro.

Ficha Técnica:
THE SAVAGES - EUA/2008 - Duração – 113 minutos - Direção e Roteiro – Tamara Jenkins - Produção – Anne Carey, Ted Hope, Erica Westheim - Fotografia – W. Mott Huppell III - Trilha Sonora – Stephen Trask

Elenco: – Laura Linney (Wendy Savage), Philip Seymour Hoffman (Jon Savage), Philip Bosco (Lenny Savage), Rosemary Murphy (Doris Metzger), Peter Friedman (Larry), David Zayas ( Eduardo) e Gbenga Akinnagbe (Jimmy).

LINKS para se aprofundar na compreensão deste filme e dos temas e assuntos que ele aborda. (Pesquisa by Wendell Borges)

_____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário