domingo, 13 de julho de 2008

A Hora do Rush 3 (Rush Hour 2,EUA,2007, 91 mins)
Minha nota: [6,9] -
Por Wendell Borges - 13/07/2008

Comentário: O diretor Brett Ratner que também foi responsável pela direção de A hora do Rush 1 (1998) e 2 (2001) volta a se reunir com os roteiristas Jeff Nathanson e Ross LaManna para mais um filme com o Detetive James Carter (Chris Tucker) e o Inspetor Lee (Jackie Chan já com 54 anos). Nos filmes anteriores os roteiros trabalhavam com as idas de Lee para Los Angeles e de Chris para Hong Kong fazendo piadas com o choque cultural causado pelas mudanças de território. Desta vez os dois vão parar na França para descobrir o que é ou quem é o Shy Shen e caçar alguns assassinos de uma sociedade secreta de criminosos.

O filme é claro não pode ser levado muito a sério já que sabemos desde o início que a proposta é tão somente divertir o público com a ação e as piadinhas de Chris Tucker, as quais funcionam vez ou outra e podem arrancar algumas gargalhadas do público menos exigente e ranzinza. O filme ainda abre espaço para fazer crítica à violência e à guerra tudo dosado no bom humor da trama. Reparem na participação especial do diretor franco-polonês Roman Polanski no papel de chefe de polícia do aeroporto de Paris.


Sinopse: Da primeira vez, Lee (Jackie Chan) era um estranho no ninho de Carter (Chris Tucker), perdido na cidade de Los Angeles. Logo depois, foi a vez de Carter se perder em Hong Kong, terra natal de Lee. Agora, passando férias em Paris, os dois estão absolutamente perdidos em território desconhecido – e vão enfrentar muita confusão quando entrarem no meio do caminho da perigosa Tríade Chinesa.




Curiosidade:
o gigante chinês Sun Ming Ming de 2m 36cm (ele faz uma ponta em A Hora do Rush 3 dando uma surra em Carter e Lee) é um dos homens mais altos do mundo, perdendo ainda para o ucraniano Leonid Stadnik, que mede 2,55 metros, 19 centímetros a mais que o chinês Xi Shun, o chinês mais alto do mundo.






Algumas anotações que fiz para quem já assistiu o filme:


1 - A cena com o taxista francês é a mais engraçada do filme até o momento, ele diz que não leva americanos porque são violentos e querem resolver tudo na guerra. A América é uma piada.

2 - A outra é quando Carter fala com uma mulher de Azul chamada Genevievel que fala 6 idiomas e entende todas as cantadas dele.

3 - A luta de Lee com a mulher no cassino enquanto Carter escuta na porta pensando que Lee estava fazendo sexo com ela.

4 - Shyon Dih (Kenji) o irmão de Lee que é o criminoso. Ele atirou no Ambassador Han.

5- Shy Shen é na verdade uma lista com 13 nomes de pessoas que liderarão uma grande organização criminosa. Elas estão gravadas na cabeça de Genevieve.

6 - Cartez dizendo "...como em Traídos pelo desejo, eu sou Brokeback Carter (esta piada só funciona para quem viu os dois filmes)

7- A popularidade negativa do presidente Bush está até em filmes pipoca como A hora do rush
- Jamais saberei o que é matar sem um motivo, jamais serei americano.
- Tudo bem, George (responde Lee)

8 -Reynard demonstra ser um traidor e o verdadeiro vilão por trás de toda a trama

Curiosidades
- Steven Seagal esteve cotado para interpretar o vilão de Hora do Rush 3. Entretanto diversas modificações no roteiro fizeram com que seu personagem saísse da história.
- Jean-Claude Van Damme também esteve cotado para ser o vilão do filme.
- Gong Li, Tony Jaa e Aishwarya Rai foram convidados a atuar em Hora do Rush 3, mas recusaram a proposta.
- Ian McKellen foi convidado por Brett Ratner para interpretar Varden Reynard.
- Kevin Dillon tinha um pequeno papel em A Hora do Rush 3, mas teve que deixá-lo devido às filmagens da série de TV "Entourage".
- O diretor Brett Ratner convidou o jogador de basquete Yao Ming para participar de Hora do Rush 3, mas ele a recusou. Segundo Ratner, a idéia era rodar uma cena similar à de Kareem Abdul-Jabbar em Jogo da Morte (1978).
- Vinnie Jones esteve cotado para atuar em Hora do Rush 3.
- Este é o 1º filme americano em que Roman Polanski atua em 15 anos. O último foi Conspiração na Rússia (1992).
- Nas cenas em que Lee fala kenji na verdade Jackie Chan está falando em japonês.
- A equipe de produção fez um acordo em que seria pago US$ 20 a cada vez que um celular tocasse durante as filmagens. A quantia arrecadada foi doada a uma instituição de caridade.
- As filmagens ocorreram entre 30 de setembro de 2006 e 16 de abril de 2007.
- Precedido por A Hora do Rush (1998) e A Hora do Rush 2 (2001).
- Chegou a ser cogitada a possibilidade de rodar o 3º e o 4º filmes da série simultaneamente, para reduzir custos.
- O orçamento de Hora do Rush 3 foi de US$ 140 milhões.

Ficha Técnica:Direção: Brett Ratner Roteiro: Jeff Nathanson Gênero: Ação /Aventura/ Comédia/ Suspense Origem: Estados Unidos Duração: 90 minutos.
_________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário