quinta-feira, 17 de julho de 2008

Invasão de domicílio (Breaking and entering,Inglaterra,2006,120 mins)
Minha nota: [7,9] -

Por Wendell Borges - 16/07/2008

Comentário: Uma história de mentiras, traição, roubos e amor. Assim como é anunciado no Making Off que pode ser conferido nos extras do DVD. É uma história que mostra diversas situações e conflitos familiares, um relacionamento conturbado de um casal, pais e filhos, filhos problemáticos, cada um com um padrão de vida, conflitos culturais, tudo costurado pelo roteiro e direção de Anthony Minguella, diretor que faleceu a poucos meses de uma hemorragia durante uma operação (18/03/2008). A trama narra a estória de Will (Jude Law) que têm uma firma de arquitetura paisagista juntamente com seu sócio e amigo Sandy (Martin Freeman). Eles mudaram-se recentemente para a região de King's Cross, uma das regiões de Londres e porque não dizer da Europa, em grandes regenarações urbanas. Will tem seu escritório invadido por uma gangue de refugiados da bósnia, em um momento da trama ele consegue perseguir um dos ladrões até a casa deste e acaba entrando em sua vida conhecendo a mãe do jovem ladrão, interpretado pela atriz Juliete Binoche. Alguma situações um tanto implausíveis na vida real, mas não impossíveis, talvez a maior reflexão que o filme nos traga seja a entrega de alguns personagens pela honestidade de suas ações, mesmo que antes tenham cometido pequenos erros, para poderem em seguida se redimirem. Uma pequena reflexão, sempre em falta em nós humanos, sermos capazes de agir e confrontar nossas angústias e perdoar nossas falhas, infelizmente não é o que acontece no dia-a-dia. O filme nos leva a sentir simpatia pela maioria dos personagens e perdoar suas falhas, ou então, provoca uma reflexão sobre a situação vivida por eles. Vale a pena conferir este último trabalhao do diretor Anthony Minguella ( ele foi premiado com o oscar de melhor direção pelo filme O paciente Ingles em 1997)

Sinopse: Sinopse: Will (Jude Law) e seu amigo Sandy (Martin Freeman) têm uma próspera firma de arquitetura paisagista e recentemente mudaram-se para a região de King's Cross, o centro da mais ambiciosa regeneração urbana da Europa. Seu escritório, de tecnologia avançada, atrai constantemente a atenção de ladrões locais e Will, farto depois de mais uma invasão, persegue um dos jovens membros da quadrilha, Miro (Rafi Gavron), até o apartamento em que mora com sua mãe Amira (Juliette Binoche), uma refugiada bósnia.

Curiosidades
- Este é o 3º filme em que o diretor Anthony Minghella e o ator Jude Law trabalham juntos. Os anteriores foram O Talentoso Ripley (1999) e Cold Mountain (2003).

- Este é o 2º filme em que o diretor Anthony Minghella e a atriz Juliette Binoche trabalham juntos. O anterior foi O Paciente Inglês (1996).

- Este é o 2º filme em que os atores Ray Winstone e Vera Farmiga trabalham juntos. O anterior foi Os Infiltrados (2006).

Ficha Técnica: Breaking and enterign, Inglaterra, 2006,120 mins. Direção e roteiro: Anthony Minguella.
________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário