domingo, 20 de julho de 2008

Ladrões de Cofre (Safe Men, EUA,1998, 88 mins)
Minha nota: [5,0] -
Por Wendell Borges - 20/08/2008

Comentário: Esta é mais uma comédia fraquinha do diretor John Hamburg que ajudou a escrever o roteiro de Zoolander (um dos piores filmes do ator Ben Stiller). Ladrões de Cofre narra a trama de dois bobalhões cantores fracassados, interpretados por Sam Rockwell (Sam) e Steve Zahn (Eddie) que são confundidos com dois ladrões de cofre famosos em Providence, capital de Rhode Island nos Estados Unidos. Algumas piadas no filme são bem sutis e tem várias referências a este que é o menor estado norte-americano com apenas 4 005 km² e o único em que mais de 50% da população são da igreja Católica Romana. No filme há um personagem Judeu, vivido pelo ator Michael Lerner, ele interpreta o gangster Big Fat Bernie Gayle e em um momento do filme o personagem de Sam diz ser impossível não conhecer o Big Fat por ser o único gangster Judeu em providence, referência à pequena quantidade de Judeus que vivem na cidade. O filme é indicado apenas naqueles dias em que você realmente não tiver nada mais interessante para fazer, as piadas em sua maioria não funcionam e há riscos de não aguentar assistir ao filme por inteiro. O ator Paul Giamatti de Sideways - entre umas e outras interpreta o braço direito do gangster Big Fat, seu personagem Veal Chop (costeleta de vitela) é talvez o mais engraçado e com as melhores cenas do filme.

Algumas anotações que fiz só para quem já viu o filme! (Memo)

1 - Há ainda uma outra cena razoável que pode arrancar alguma gargalhada do espectador menos exigente, me refiro à cena do anão Leflore que sobe as escadas com um martelo para matar Sam e é impedido pela namorada dele Hannah, filha do gangster Leo Boa Coisa.

2- Há uma outra cena na igreja quando o filho de Big Fat está no altar, uma garotinha chamada Sweet Denise Schneider está lendo o livro Fear of Flying da escritora e educadora americana Erica Jong.

3 - Outra cena razoável é a estória de uma calça que pega fogo matando uma mulher, a estória é contada por Leo Boa coisa quando Hannah convidou Sam para um almoço em sua casa. Resumindo: Leo vendeu uma calça inflamável com defeito de fábrica a uma cliente, esta é convidada para uma festa em sua casa e quando estava na grelha assando a carne ela olha para Leo agradecendo pela calça ter ficado tão bem em seu corpo e neste exato momento a calça pega foto matando-a.

4 - Os verdadeiros ladrões são interpretados pelos atores Mark Ruffalo (Frank, o que tem um bigode ridículo) e Josh Pais (Mitchell)



O anão Leflore que faz uma ponta no final do filme interpretado pelo ator Peter Dinklage. Ele tem apenas 1m 35cm.





Ficha Técnica: Safe Men, EUA,1998, 88 mins - Direção e roteiro: John Hamburg
_____________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Não conhecia este filme, mas não parece ser tão bom.

    ResponderExcluir