terça-feira, 15 de julho de 2008

Livrando a cara (Saving Face,EUA,2004,108 mins)
Minha nota: [7,9] -

Por Wendell Borges - 15/07/2008

Comentário: Um belo filme, com um elenco de boas atrizes, um bom roteiro, enxuto, leve e que trabalha bem as personagens, sem melodramas e com boa carga emocional. As atrizes conseguem transmitir paixão através de um simples olhar. O filme discute os diversos tabus sociais, principalmente na tradicionalíssima família de chineses residentes em Nova York. A médica Wil Pang (Michelle Krusiec) vive uma vida dedicada à medicina até o momento que vê sua prima Vivian (Lynn Chen), uma dançarina do New York City Ballet, elas tiveram uma relação que iniciou-se na infância e que agora começa a despertar outras sensações. A mãe de Wil vivida pela atriz Joan Chen engravida aos 48 anos e é pressionada pelo pai a conseguir um marido para a criança já que ela demonstra não poder revelar quem é o pai. Situações cômicas e dramáticas são bem dosadas pelo roteiro e a direção elegante da estreante Alice Wu dá o tom certo ao filme. Vale a pena conferir!

Obs: Quem for assistir à estréia de Alice Wu na direção não deve deixar de assistir ao diário de Sundance nos extras. Ela e as três principais atrizes do filme conversam sobre como foi trabalhar em Saving Face e a experiência e tensão diante da exibição nas salas de cinema do festival.

Sinopse: Wil Pang (Michelle Krusiec) é uma jovem cirurgiã com uma promissora carreira e um imenso problema. Solteira, aos 28 anos, ela descobre ser lésbica ao se apaixonar pela bailarina Vivian (Lynn Chen). Enquanto se encontra às escondidas com a namorada, Wil pensa em um jeito de contar a novidade a sua mãe, a viúva Ma (Joan Chen). Sua vida toma um rumo inesperado numa noite em que Wil encontra a mãe na porta de sua casa. Grávida, Ma foi expulsa da conservadora comunidade chinesa de onde elas vieram por se negar a revelar o nome do pai da criança. Agora as duas precisam se entender.


Anotações feitas para quem já viu o filme (Wendell Borges)

1 - O filme começa com uma garota com creme no rosto e secando a máscara facial, era a personagem Wil.

2- Por que imitar os americanos e divorciar o tempo todo?

3 - O velho yu não era o pai da criança, mas sim o filho dele, wil vai até o casamento e impede a mãe dela, quando ela faz isso todos na sala começam a confessar suas vontades numa cena bastante cômica.

4 - As piadas finais também são boas com o pai se perguntando como será o futuro do neto diante desta nova realidade familiar.

5 - Quando vocês vão ter um bebê? (pergunta a mãe de wil)

6 - O mundo está ficando difícil de prever. (Velho yu)
Esta ficando cada vez pior (avô de wil)

Ficha Técnica: Título Original: Saving Face - Gênero: Comédia Romântica -Tempo de Duração: 91 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2004 - Estúdio: Detination Films / Overbrook Entertainment / Forensic Films / GreeneStreet Films.Distribuição: Sony Pictures Classics - Direção: Alice Wu - Roteiro: Alice Wu - Produção: James Lassiter, Will Smith e Teddy Zee - Música: Anton Sanko - Fotografia: Harlan Bosmajian Desenho de Produção: Daniel Ouellette - Figurino: Jill Newell - Edição: Susan Graef e Sabine Hoffmann
--------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Livrando a cara é um filme cativante, leve e com momentos bem engraçados. Gostei do filme pela a atuação dos atores e pelo clima discontraído com que trata os tabus sociais.

    ResponderExcluir