sexta-feira, 18 de julho de 2008

Macbeth (EUA,Inglaterra, 1971 , 140 mins)
Minha nota: [8,0] -
Por Wendell Borges - 18/07/2008

Comentário: As peças de Shakespeare quando transpostas para o cinema resultam geralmente em filmes longos e enfadonhos que exigem uma paciência enorme do espectador. Os textos eruditos com um linguagar rebuscado e interpretações teatrais também afastam o público acostumado com os blockbusters e produções de apelo fácil, mas quem arriscar assistir esta adaptação que teve o diretor polonês Roman Polanski como maestro vai se surpreender com algumas cenas cheias de intensa virtuosidade, principalmente nas cenas de morte onde o sangue realmente jorra na tela.

A trama gira em torno da traição de Macbeth, que se une à esposa para matar o Rei Duncan (Nicholas Selby) e tomar o trono da Escócia. Logo no início do filme Macbeth (Jon Finch) e Banquo (Martin Shaw) dois generais escoceses que retornam vitoriosos de uma guerra contra os noruegueses, encontram no caminho três velhas grotescas e seminuas que lhes anunciam o destino. Elas dizem que Macbeth será rei e que os filhos de Banquo iniciarão uma longa linhagem de reis. Ouvindo isso Macbeth arma uma trama com a esposa para matar o rei Duncan e em seguida matar Banquo e seus filhos para que estes jamais sejam reis. Uma história de morte, traição, paranóia e vingança.

O filme tem mais de duas horas de duração e exige sim uma certa paciência do espectador, mas toda ela compensada com a bela fotografia e o vigor imposto nas cenas de batalha. Destaque para a cena onde dezenas de bruxas nuas preparam uma poção para Macbeth e a cena final quando Macbeth tem sua cabeça decapitada pela espada de Macduff ( Terence Bayler ).


Sinopse: Filmagem da obra de Shakespeare em que um lorde escocês assassina o rei e ascende ao trono. A mulher dele começa a ter alucinações como resultado do seu complexo de culpa, e o filho do rei morto conspira para desmascarar o assassino.

Ficha Técnica: Direção: Roman Polanski Ano:1971 País: Estados Unidos, Inglaterra Gênero: Drama Duração:140 min. / cor Título Original:The Tragedy of Macbeth

  • Para baixar a obra em Inglês: Macbeth
_________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário