sábado, 19 de julho de 2008

Maléna (Itália,2000, 90 mins)
Minha nota: [7,9] -
Por Wendell Borges - 19/07/2008

Comentário: Este filme do italiano Giuseppe Tornatore que ficou mundialmente conhecido após Cinema Paradiso, produção que ganhou o oscar de melhor filme estrangeiro em 1990, nos mostra os dramas vividos por uma belíssima mulher chamada Malena (Monica Bellucci) durante a segunda guerra mundial e a obsessão de um jovem que desperta para a sexualidade admirando a sua beleza. Ele passa então a vigiá-la e protegê-la na esperança de que um dia ela possa ser sua mulher. Nas palavras da própria atriz Monica Bellucci que em entrevista nos conta o enredo do filme nos extras do DVD: "O filme narra a estória de uma mulher que vive na Sicília durante a 2º guerra mundial. O marido vai para a guerra e ela fica sozinha numa aldeia onde os homens mandam em tudo e em todos. Ela se confronta com essa sociedade dominada pelos homens e todos os homens a vêem como um objeto exceto um garotinho que está apaixonado por ela completamente, que a segue para todo lado e testemunha as coisas terríveis que acontecem a ela durante a guerra sem nunca poder ajudá-la porque é novinho demais." Contando ainda com uma bela fotografia e a boa trilha sonora de Ennio Morricone Malena é mais um bom trabalho deste cineasta que já deixou sua marca na arte de fazer filmes. Malena foi indicado a dois oscars, melhor fotografia e melhor trilha sonora, tendo perdido para o filme O Tigre e o Dragão.


Sinopse: Em 1941, Renato tinha apenas 13 anos, e o mundo inteiro estava em guerra. Nada de novo acontecia em sua pacata vila de Castelcuto, na Sicília, até o dia em que ele conheceu alguém que mudaria sua vida para sempre: Malena, uma linda mulher recém chegada à cidade. A bela mulher se transforma em uma obsessão para o garoto e, por causa dela, Renato enfrenta perigos, rouba uma calcinha dela de uma lavanderia, começa a se masturbar incessantemente e a preocupar sua conservadora família católica. Malena torna-se logo o objeto das fantasias sexuais dos homens e passa a ser odiada pelas mulheres da vila. Toda vez que ela passa pela praça central, todos os olhares se voltam para ela. Quando recebe a notícia de que seu marido, um soldado que lutava no front, foi morto em combate e que seu pai foi vítima de um bombardeio aliado à Sicília, Malena toma consciência de que não tem mais ninguém. Sem ninguém para protegê-la, torna-se um alvo fácil na área sexual. Quando o dentista Cusimano é apanhado espreitando sua casa, para ultraje de sua esposa, Malena tem que provar na justiça de que não é culpada de comportamento indecente. Quando um comerciante lhe oferece açúcar, café e outros alimentos racionados em troca de favores sexuais, Malena percebe que a prostituição é o único caminho que pode garantir sua sobrevivência. Mas ela não se prostitui com os homens da vila e sim com oficiais alemães que ocupam a região (sugerindo que Mussolini prostituiu a Itália em favor da Alemanha nazista). Quando o exército aliado liberta a Sicília, as mulheres da vila arrastam Malena até a praça, onde batem nela, cortam seu cabelo e a expulsam. Com o passar do tempo, as pessoas tentam apagar ou esquecer seus papeis durante a guerra numa tentativa de reescreverem sua história. Quando Malena retorna a Castelcuto, torna-se uma constante lembrança física do passado.


Premiações- Recebeu 2 indicações ao Oscar: Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora.- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Trilha Sonora.

Ficha Técnica: Título Original: Malèna - Gênero: Romance - Tempo de Duração: 90 minutos - Ano de Lançamento (Itália): 2000Site Oficial: www.miramax2000.com/malena - Estúdio: Miramax Films / Meduza Produzione / Pacific Pictures Distribuição: Miramax Films - Direção: Giuseppe Tornatore - Roteiro: Giuseppe Tornatore, baseado em estória de Luciano Vincenzoni - Produção: Carlo Bernasconi e Harvey Weinstein - Música: Ennio Morricone

___________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Um exemplo feliz do que de bom se faz na Europa. Tornatore sabe o que faz. O que não faz é desiludir os cinéfilos com a construção das suas belas histórias. Este é um filme delicioso numa altura difícil da história de Itália.

    A minha classificação: 8/10.

    Abraço.

    ResponderExcluir