segunda-feira, 28 de julho de 2008

Margot e o casamento (Margot at the Wedding,EUA,2007, 93 mins )
Minha nota: [6,0] -
Por Wendell Borges - 28/07/2008

Comentário: Este filme escrito e dirigido por Noah Baumbach (A lula e a baleia) deve ser assistido com altas doses de café ou então um energético para que o sono não chegue. A fluência narrativa do filme é precária, a fotografia escura em muitos momentos não sei se por alguma decisão estética ou simbólica não contribuiu para o filme. A trama gira em torno da escritora Margot (Nicoke Kidman) e os relacionamentos conturbados dela com a irmã Pauline (Jennifer Jason Leigh) que está prestes a se casar com o artista frustrado Malcolm (Jack Black). O trabalho anterior de Baumbach, A Lula e a Baleia tinha fluência narrativa e os personagens tinham certa empatia com o público, neste aqui a coisa desanda e os personagens estéricos e problemáticos causam mais irritação do que empatia, se a intenção foi distanciar o espectador das personagens o diretor obteve êxito. Também pensei ao final do filme que a intenção do diretor foi justamente mostrar a dificuldade das convivências humanas e seus relacionamentos, principalmente quando você é uma pessoa emocionalmente frágil e desequilibrada. Faltou algo ao filme, não sei explicar bem o quê, mas talvez um trato diferenciado com as personagens, alguma que causasse uma empatia diferente com o espectador.

Anotações para quem já viu o filme e alguns bons momentos.

1 - A cena em que Margot sobe na árvore e não consegue mais descer sendo preciso chamar os bombeiros para retirá-la de lá.

2 - A cena final quando ela coloca o filho no ônibus e depois sai correndo atrás gritando feito louca, deixou transparecer que ela havia esquecido de dizer algo ou então deixado de entregar algo ao filho mas pelo resultado da cena era a troca emocional entre os dois, superproteção e apego emocional de ambas as partes, a culpada aqui no caso é a Margot. Quantas mães não destroem os filhos criando-os desta maneira.

Sinopse: Margot é uma mulher que possui uma vida aparentemente perfeita. Ela decide tirar férias na casa de praia de seus pais ricos para descansar. Sua paz acaba quando ela encontra com Pauline, sua irmã mais nova e alcoólatra. Porém, esse encontro fará com que Margot perceba que sua vida não é tão perfeita e organizada como ela imaginava.

Ficha Técnica: Margot at the Wedding,EUA,2007, 93 mins - Direção e roteiro: Noah Baumbach.
_____________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Eu até fiquei com vontade de ver esse filme, mas fui demovida da idéia pela minha filha.
    Na verdade, ela viu A Lula e a Baleia e detestou tanto que desfez de toda a obra do diretor.
    Ainda vou ver o primeiro para ver se ela tem razão e depois vejo este...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. :) oi cecília. Eu gostei de A lula e a baleia, mas este aqui decepcionou, o diretor abusou da narrativa lenta e da quantidade de personagens estéricos e antipáticos.

    ResponderExcluir