terça-feira, 15 de julho de 2008

Más Companhias (The Chumscrubber,EUA,Alemanha,2005)
Minha nota: [7,9] -
Por Wendell Borges - 15/07/2008

Comentário: Uma reflexão interessante sobre a felicidade com personagens moldados a fórmulas de autoajuda, drogas e vitaminas. No início do filme somos apresentados ao jovem Troy e seu amigo Dean Stiffle (Jamie Bell), eles distribuem drogas pela escola e fazem a felicidade dos jovens entediados, um deles comete suicídio e provoca reações na vizinhança.

O filme traz uma reflexão importante sobre o liberalismo dos pais com relação a seus filhos, a frieza e a desumanização da sociedade americana, aqui discutida e criticada. Um jovem comete suicídio e seu amigo finge não se importar, um garoto é sequestrado e a mãe nem percebe pois o que importa são os preparativos de seu casamento com o prefeito da cidade, um psiquiatra que receita drogas ao filho enquanto prepara-se para uma conferência de seu livro best-seller. Em meio a estes personagens que se mostram a principio irônicos e frios com relação a seus sentimentos vamos caminhando para um final dramático e carregado de tensão. A inserção das imagens 3D fazendo uma fusão com o personagem Chumscrubber que dá título ao filme casou perfeitamente com a idéia do enredo. Más companhias é um trabalho que merece ser conferido.

Sinopse: Dean, um adolescente rebelde e alienado, descobre que seu único e melhor amigo Troy se suicidou. Preferindo não contar nada para a mãe do amigo, que ainda não descobriu a morte do filho, Dean começa a se preocupar, afinal Troy vendia drogas na escola. E é em busca das drogas que Billy, Lee e Crystal procuram por Dean. Mas ele se recusa a cooperar. Como vingança os três ameaçam seqüestrar seu irmão mais novo, só que acabam levando a vítima errada.

Algumas anotações que fiz para quem já viu o filme (spoilers)

1 - Há um poster no quarto de charlie bratley com o nome Chumscrubber - título do filme, um homem segurando a prórpia cabeça.

2 - Tenho 39 anos querida (responde Jerri a sua filha que achava que ela tinha 35)

3 - Há um desennho com o nome de Chumscrubber, Dean assiste-o e o personagem se parece com ele e em alguns momentos do filme encarna o seu amigo morto.

4 - Veggieforce é o nome das vitaminas que a mãe de Dean vende. O irmão caçula de Dean chamado charlie trocou o que tinha na sacola pelas vitaminas. Nesta parte eu achei que o roteiro derrapou, a história fica somente num plano de que aquilo tinha que ser feito para que as pessoas se sentissem descontraídas em um momento que era para ser fúnebre.(isto ocorre quando ele explica ao oficial Bratley, que na verdade é o pai de Charlie Bratley, o garoto sequestrado)

5 - O filme termina com a cidade sendo vista de cima e ela é mostrada em formato de golfinho. A visão do prefeito após seu acidente quando a ex-noiva Terry Bratley derruba um vaso em sua cabeça e ele tem a visão dos golfinhos.

6 - O prefeito termina como pintor de quadros com imagens de golfinho e namorando com Jerri Falls. Dean foge com Crystal e o policial Lou Bratley (Jonh Heard) termina incentivando o filho a fazer musculação e socar os inimigos da escola.

7- Rory Culkin, irmão de Macaulay Culkin( Esqueçeram de mim) interpreta o irmão caçula de Dean.

8 - William Fichtner que interpreta o pai de Dean é o agente Mahone da série Prison Break.

Ficha Técnica: The Chumscrubber, EUA, Alemanha,2005,118 min Direção: Arie Posin/ Roteiro: Arie Posin - Zac Stanford.
____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário