domingo, 27 de julho de 2008

Não Estou lá (I'm not there,EUA,2008, 135 mins)
Minha nota: [7,5] -
Por Wendell Borges - 27/07/2008

Comentários: Reflexões sobre a vida do cantor Bob Dylan (1941- hoje com 67 anos) com narrativa fragmentada, sem ser biográfico o filme tem narrativa lenta e talvez seja mais apreciado pelos admiradores do cantor. Como filme tem suas qualidades artísticas e bons momentos visuais e porque não dizer, reflexivos e poéticos. Cate Blanchet foi indicada ao oscar de melhor atriz coadjuvante interpretando Jude Quinn, uma das facetas de Dylan no filme. Eu não conhecia quase nada sobre o cantor antes do filme e passei a me interessar por sua personalidade, parece ser um sujeito bastante complexo e multifacetado, aliás, quem não é um pouco assim? Fiz algumas pesquisas, baixei algumas músicas em MP3 e li um pouco sobre a vida de Dylan. Os atores que interpretam as personalidades do cantor são: Cate Blanchett (Jude Quinn), Christian Bale (Jack Rollins), Richard Gere (Billy the kid), Marcus Carl Franklin (Woody Guthrie e o pequeno Chaplin),o falecido Heather Ledger (Robbie Clark) e Ben Wishaw (Arthur Rimbaud).

Obs: A música Like a Rolling Stone que toca no Menu do DVD é a que mais gosto dentro da trilha sonora do filme.
Obs 2: Tilda Swinton ganhou o oscar de melhor atriz coadjuvante no oscar deste ano, tirando o prêmio de Cate Blanchet que concorria por seu papel de Jude Quinn em Não Estou lá.

Sinopse: Esta é uma jornada nada convencional dentro da vida das várias fases de Bob Dylan. Seis atores diferentes retratam o artista em uma série de personalidades que oscilam, indo desde um Dylan público ao privado e ao fantasioso - é um rico e colorido retrato desse sempre alusivo ícone americano. Poeta, profeta, um marginal, fora-da-lei, um dissimulado, um astro, mártir do rock & roll e um cristão renascido - sete identidades trançadas juntas. Sete órgãos vibrando e explodindo na história de uma única vida. Um filme tão vibrante quanto à era na qual foi inspirado.

Ficha Técnica: I'm not there,EUA,2008, 135 mins - Direção: Todd Haynes - Roteiro: Todd Haynes, Oren Moverman.
_____________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Oi Wendell,

    temos uma seleção de novos integrantes na Liga dos Blogues. Quando estiver na época de seleção, eu te aviso, ok?

    abs,
    Chico Fireman

    ResponderExcluir
  2. Conheço muito pouco do Bob Dylan. Assisti o filme como um leigo e acabei gostando bastante. Cinebiografia mais ousada e diferente que já assisti.
    Gosto de algumas músicas do cantor.

    ResponderExcluir
  3. ok caro chico. Fico aguardando!

    ResponderExcluir