domingo, 20 de julho de 2008

Notas sobre um escândalo (Notes on a Scandal, EUA,2006, 92 mins)
Minha nota: [7,8] -
Por Wendell Borges - 20/07/2008

Comentário: O filme recebeu quatro indicações ao oscar, duas delas para as atrizes principais, Judi Dench (73 anos) que interpreta Barbara Covett e Cate Blanchett (39 anos) como Sheba Hart. Elas são realmente a dinâmica do filme que trabalha uma história de amizade, vingança, traição e desejo. Sheba é uma professora de arte que acaba se envolvendo com um aluno de 15 anos e com a professora Barbara Covett, uma mulher solitária e vingativa, Sheba termina por comprometer sua relação familiar ao envolver-se com estas duas pessoas. Ela é casada com um ex-professor Ted Mawson (Tom Georgeson) bem mais velho que ela e agora tem que lutar contra este seu desejo pelo aluno Steven Connolly (Andrew Simpson). O filme poderia ter sido bem melhor caso não tivesse alguns momentos dramáticos completamente descartáveis que soaram forçados. O filme no geral consegue passar uma boa carga emocional e nos faz refletir sobre algumas situações da vida, como os próprios relacionamentos, os desejos reprimidos e a sensação estranha quando vemos uma mulher como predadora na dinâmica dos sexos. A personagem de Judi Dench é interessante, mas não foi bem desenvolvida o que acabou comprometendo um pouco o resultado final. Outra falha do filme é sua curta duração, os personagens mereciam alguns minutos a mais para terem suas personalidades mais bem exploradas na trama, os momentos finais soaram em termos de narrativa totalmente apressados. No geral é um bom filme que deve sim ser visto e comentado. A trama do filme foi baseada no livro de Zoe Heller Anotações sobre um Escândalo (Editora Record, 320 págs., R$ 43).

Obs:Confira a entrevista de Zoe Heller ao jornal O Estado de São Paulo

Sinopse: Barbara Covett (Judi Dench) é uma professora solitária e dominadora, que controla com mão de ferro os alunos de uma decadente escola pública de Londres. Barbara vive apenas com seu gato, Portia, não tendo amigos nem parentes. Sua vida muda quando a escola em que trabalha contrata Sheba Hart (Cate Blanchett) como a nova professora de artes. Sheba parece ser a amiga com que Barbara sempre sonhou, atenciosa e leal. Porém quando Sheba passa a se envolver com Steven Connolly (Andrew Simpson), um de seus alunos mais jovens, esta amizade torna-se perigosa, pois Barbara ameaça revelar seu segredo para o marido dela, Richard (Bill Nighy), e para todos à sua volta.

Premiações
- Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz (Judi Dench), Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora.


Os filmes vencedores nas 4 categorias indicadas foram: Melhor Atriz (Helen Mirren por A Rainha) - Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson por Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho) - Roteiro Adaptado (Os Infiltrados ) e Trilha Sonora (Babel)


- Recebeu 3 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Atriz - Drama (Judi Dench), Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett) e Melhor Roteiro.

- Recebeu 3 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Atriz (Judi Dench) e Melhor Roteiro Adaptado.

Curiosidades
- As filmagens ocorreram entre 24 de agosto e 3 de setembro de 2005.
- O diretor Richard Eyer trabalhou com a atriz Judi Dench no filme Iris.

Ficha Técnica: Notes on a Scandal, EUA,2006, 92 mins - Direção: Richard Eyere - Roteiro: Patrick Marber (Baseado no romance Anotações sobre um escândalo de Zoe Heller).
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário