sábado, 5 de julho de 2008

O clube de leitura de Jane Austen
Minha nota: [7,5] -

Por Wendell Borges - 05/07/2008

Comentário (não leia se não tiver assistido ainda): O filme é um incentivo à leitura da escritora inglesa Jane Austen (1775-1817) além é claro de ser uma simpática comédia romântica, com relacionamentos que vão e vem, numa trama agradável com personagens sem muita complexidade, mas que vivem situações conflitantes o suficiente para que o espectador possa extrair alguns pensamentos quanto às suas personalidades. O clube é composto por Bernadette (Kate Baker), Jocelyn (Maria Bello), Prudie (Emily Blunt), Sylvia (Amy Brenneman) , Allegra Avilla (Maggie Grace) e Grigg (Hugh Dancy). Eles se encontram durantes vários meses e vão discutindo as obras principais da escritora começando por Emma (publicado em 1815) no mês de fevereiro, Mansfield Park (1814) em março, Abadia de Northanger (1818 publicação póstuma) em Abril, Orgulho e Preconceito (1813) em Maio, Razão e sensibilidade (1811) em Junho e finalizando com Persuasão (1818 também póstuma) em Julho. Os livros vão sendo escolhidos e discutidos pelo grupo e o filme só não levou mais estrelas pela resolução de alguns conflitos criados na trama os quais achei inverossímeis e amarrados de forma a simplesmente agradar facilmente o espectador comum que não se preocupa em analisar com um pouco mais de profundidade aos filmes que assiste.

Ficha Técnica: (The Jane Austen Book Club,EUA,2007) - Direção: Robin Swicord - Roteiro: Robin Swicord - Baseado na Obra de: Karen Joy Fowler - Elenco: Kathy Baker (Bernadette), Emily Blunt (Prudie), Maria Bello (Jocelyn), Hugh Dancy (Grigg), Maggie Grace (Allegra), Nancy Travis (Cat), Amy Brenneman (Sylvia), Jimmy Smits (Daniel), Marc Blucas (Dean), Lynn Redgrave , Gwendoline Yeo (Dr. Samantha Yep), Kevin Zegers - 105 mins.

Os Membros do clube com alguns dados dos atores na vida real.
(montagem feita a partir de imagens retiradas do site IMDB)



Kathy Baker: 58 anos, nascimento dia 8 de junho de 1950 - Como "Bernadette"





Emily Blunt: 25 anos, nascimento dia 23 de fevereiro de 1983 - Como "Prudie"





Maria Bello: 41 anos, nascimento dia 18 de abril de 1967 - Como "Jocelyn"






Hugh Dancy: 33 anos, nascimento dia 19 de junho de 1975 Como "Grigg"





Maggie Grace: 24 anos, nascimento dia 21 de setembro de 1983 - Como "Allegra"
(Alguém aí lembra da Shannon de Lost? É... é ela mesma.)



Amy Brenneman: 44 anos, nascimento dia 22 de junho de 1964 - Como "Sylvia"




Obras da Escritora Jane Austen (Fonte: Wikipedia)


* Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility) (1811)
* Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) (1813)
* Mansfield Park (1814)
* Emma (1815)
* Abadia de Northanger (Northanger Abbey) (1818) póstumo
* Persuasão (Persuasion) (1818) póstumo
* Sir Charles Grandison, sua única peça teatral, escrita provavelmente em 1791 ou 1792 e publicada somente em 1980.

* Jane Austen deixou ainda livros de contos escritos no início da carreira e dois romances incompletos: The Watsons e Sanditon, além de vários escritos publicados postumamente.

Jane Austen na TV & Cinema

Suas obras foram por diversas vezes adaptadas para a grande e pequena tela:

* Orgulho e Preconceito: - Primeira adaptação em 1940, com Greer Garson e Laurence Olivier nos papéis principais. Venceu o Oscar de Melhor Direção de Arte em 1941.

- Sua mais recente adaptação, de 2005, tem no elenco Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Rosamund Pike, Jena Malone, Donald Sutherland, Brenda Blethyn, entre outros. Em 2006 foi indicado a 4 Oscars, 3 BAFTA e 2 Globos de Ouro (entre outros), o diretor levou o BAFTA de nova promessa para o cinema.

- Bollywood produziu em 2005 uma versão musical inspirada no romance chamada "Bride and Prejudice" ("Noiva e Preconceito" fazendo o trocadilho em inglês entre "pride" e "bride"), dirigida por Gurinder Chadha.


* Razão e Sensibilidade: Há cinco adaptações, sendo que a mais conhecida é a versão cinematográfica de de 1995, dirigida por Ang Lee. Contou no elenco com Emma Thompson, Kate Winslet, Hugh Grant e Alan Rickman. Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 1996.

- Está em pré-produção "Sense and Sensibilidad", versão latina dirigida por Fina Torres.


* Persuasão: Há quatro adaptações conhecidas do romance, todas para a TV:

- 1960, Reino Unido, dirigida por Campbell Logan;

- 1971, Reino Unido, dirigida por Howard Baker;

- 1995, EUA, dirigida por Roger Michell (considerada pelo Internet Movie Data Base como a melhor adaptação até o momento);

- 2007, EUA, dirigida por Adrian Shergold.


* Emma: Há várias adaptações deste romance, mas a mais conhecida é a de 1996, dirigido por Douglas McGrath e estrelado por Gwyneth Paltrow, James Cosmo, Alan Cumming e Toni Collette.


* Palácio das Ilusões : O Internet Movie Data Base lista três adaptações de "Mansfield Park" para TV ou cinema. A única adaptação cinematográfica é de 1999, EUA, dirigida por Patricia Rozema. As outras adaptações foram feitas para a TV.


* Northanger Abbey: A Abadia de Northanger: As duas adaptações conhecidas foram produzidas para a TV, uma em 1986 (dirigida por Giles Foster, co-produção EUA/Reino Unido) e a outra em 2007 (dirigida por Jon Jones, EUA).


* Becoming Jane: Filme sobre a adolescencia e inicio da vida adulta de Jane Austen.

_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário