quinta-feira, 31 de julho de 2008

O céu de Suely (Le Ciel de Suely,Brasil,2006)
Minha nota: [9,6] -
Por Wendell Borges - 31/07/2008

Comentário: Um filme brasileiro para se colocar na estante ao lado de grandes obras nacionais como Pixote, Cinema,Aspirinas e Urubus, Cidade de Deus e Tropa de Elite. Com um orçamento de apenas 1,5 milhão o diretor Karim Ainouz se isolou na cidade de Iguatu, interior do Ceará, reuniu um elenco composto pela excelente atriz Hermila Guedes e os atores convidados Flavio Bauraqui (faz uma ponta como um feirante numa das melhores cenas do filme), João Miguel (de Cinema,Aspirinas e Urubus) e Marcelia Cartaxo (Madame Satã) e filmou uma trama quase que documental em seu estilo, narrando a história de uma jovem chamada Hermila que para fugir de sua vida ordinária resolve rifar o próprio corpo prometendo uma noite no paraíso ao ganhador do sorteio. Como sou cearense, moro relativamente próximo à cidade de Iguatu onde se passa a trama do filme, sou um pouco suspeito para falar, pois acredito que há uma influência para gostar ainda mais do filme quando você sente que é um pouco da vida do nordestino que está ali representada naquele pequeno recorte temporário e espacial onde se dá a trama. Desde a trilha sonora composta por músicas do Forró (que somos praticamente obrigados a escutar mesmo sem gostar do estilo) e um pouco do ambiente ali exposto, a belíssima fotografia, o estilo seco e as locações demonstram com total vivacidade um pouco da vida dura de muitas jovens nordestinas. Aqui representadas na figura de Hermila. Filme obrigatório não só para quem é brasileiro mas para todos os que curtem esta arte fantástica chamada CINEMA!

Um grande momento do filme: A cena em que a avó de Hermila discute com ela obrigando-a a se desculpar por ter usado o próprio corpo para vender a rifa.

Obs: O diretor Karim Ainouz (Madame Satã) nasceu em Fortaleza em 1966, formou-se em Arquitetura pela Universidade de Brasília e em Teoria do Cinema pela Universidade de Nova York.

Sinopse: Hermila é uma jovem que volta de São Paulo com seu filho recém-nascido para a casa de sua família, no interior do Ceará. Ela espera a chegada do marido que deve reencontrá-la. Mas ele nunca chega. Sozinha, Hermila tenta reeinventar a sua vida, mas continua com o sonho de ir embora para o lugar mais longe possível.

Curiosidades:
- As filmagens começaram em agosto de 2005, com duração de 7 semanas. Durante este período todo o elenco permaneceu em Iguatu.
- Durante as filmagens as atrizes Hermila Guedes, Maria Menezes e Zezita Matos viveram na mesma casa, como forma de incentivar a interação entre elas.
- Iguatu é uma cidade de 92 mil habitantes, localizada no sertão central do Ceará, que fica a 380 kms de Fortaleza e 650 kms de Recife.

Ficha Técnica: Direção: Karim Aïnouz - Roteiro: Karim Aïnouz,Felipe Bragança,Mauricio Zacharias - Elenco: Hermila Guedes (Hermila), João Miguel (João), Maria Menezes (Maria), Zezita Matos (Zezita), Georgina Castro (Georgina).
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário