quinta-feira, 10 de julho de 2008

O outro lado da rua (Brasil,2004,97 mins)
Minha nota: [7,5] -
Por Wendell Borges - 10/07/2008

Comentário: Marcos Bernstein, roteirista de Central do Brasil estréia na direção com um bom filme, apesar de um pouco lento em sua narrativa consegue entreter e envolver o espectador no universo das personagens. Fernanda Montenegro interpreta Regina, mulher solitária, que vive criticando a terceira idade e o descaso da segurança pública, ela não quer ser como os outros velhos e ajuda a policia como uma espécie de informante. Um certo dia ela vê o que parece ter sido um assassinato no prédio vizinho, enquanto bisbilhotava com seu binóculo a vizinhança. Eis que ela começa a investigar o Juiz aposentado Camargo, vivido por Raul Cortez. O melhor do filme é com certeza as interpretações dos dois protagonistas, é graças a eles que somos absorvidos pela narrativa lenta e vamos entrando no clima da história que não gera tensão, mas melancolia e uma sensação de que a velhice pode tomar dois rumos, cabe a cada um escolher o melhor modo de viver na terceira idade.


Anotações para quem já viu o filme (Wendell - notes)

1 - O final em aberto foi uma resolução satisfatória, deixou para o espectador imaginar se o juiz iria ou não perdoar as mentiras de Regina.

2 - pequena anotação: A simpática cadela betina faz companhia à personagem de Fernanda Montenegro durante o filme.

Sinopse: Regina (Fernanda Montenegro) é uma mulher de 65 anos de sinceridade excessiva e ironia incontida, que vive em Copacabana com sua cachorrinha vira-lata. Para esquecer a solidão e se distrair ela participa de um serviço da polícia, no qual aposentados denunciam pequenos delitos. Em uma noite de abandono, “fiscalizando” com seu binóculo o que acontece nos prédios do outro lado da rua, Regina presencia o que lhe parece ser um homem matando sua mulher com uma injeção letal. Ela chama a polícia, mas o óbito é dado como morte natural. Desmoralizada, Regina resolve provar que estava certa e acaba se envolvendo com o suposto assassino.

Premiações
- Ganhou 2 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) e Melhor Atriz Coadjuvante (Laura Cardoso). Recebeu ainda outras 4 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Raul Cortez), Melhor Roteiro Original e Melhor Som.
- Ganhou o Prêmio Astor de Prata de Melhor Filme Ibero-Americano, no Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata.
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme da Sessão Panorama, na mostra paralela do Festival de Berlim.
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme - Público, no 16º Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse.
- Ganhou o prêmio de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro), no Festival de Tribeca.
- Ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) e Melhor Fotografia, no Cine PE - Festival do Audiovisual.
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme - Júri Oficial, no Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

Curiosidades
- Estréia de Marcos Bernstein como diretor.

- Apesar de terem atuado juntos por diversas vezes no teatro, O Outro Lado da Rua marca o primeiro encontro de Fernanda Montenegro e Raul Cortez no cinema.

- As filmagens de O Outro Lado da Rua foram realizadas no Rio de Janeiro, entre 2 de abril e 6 de junho de 2003.

Ficha Técnica: O outro lado da rua, Brasil, 2004, 97 mins. Direção: Marcos Bernstein - Roteiro: Marcos Bernstein e Melani Dimantas. - Fotografia: Toca Seabra

________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário