sexta-feira, 25 de julho de 2008

Paranoid Park (EUA,2007)
Minha nota: [9,0] -
Por Wendell Borges - 25/08/2008

Comentário: Se eu fosse resumir Paranoid Park em uma só palavra seria "Hipnotizante". A trilha sonora, as expressões catatônicas em alguns momentos, a descontrução narrativa que mistura os tempos prendendo a atenção do espectador enquanto nos faz mergulhar no universo caótico, silencioso, onírico de Alex (Gabe Nevins). Culpa, dúvida, dispersão e uma mensagem fantástica que achei de certa forma subliminar, a personagem Macy (Lauren McKinney) quando conversa com Alex dizendo a ele o que ela faria para externar suas emoções e tirar o peso de algum problema, a solução já é usada por muitos jovens, adultos e profissionais do ramo. Escrever é o que importa. Quando você acaba de escrever, vai sentir o maior alívio, na sequência Alex toca fogo no que havia escrito. Este é Gus Van Sant, um dos grandes diretores do cinema independente norte-americano que ousa impor seu estilo distanciado-se dos blockbusters de Hollywood. A trama gira em torno de Alex (Gabe Nevins) que está vivendo um momento complicado com a separação dos pais e seu relacionamento com Jennifer (Taylor Momsen), namorada que ele despreza. Enquanto isto um policial investiga um assassinato ocorrido próximo ao Paranoid Park, o local de encontro de diversos skatistas de Portland.


Sinopse: Alex (Gabe Nevins) é um jovem de 16 anos, que namora Jennifer (Taylor Momsen) e tem Jared (Jake Miller) como seu melhor amigo. Um dia ele e Jared vão a Paranoid Park, o paraíso dos skatistas. Eles combinam de voltar ao local no sábado à noite mas, de última hora, Jared precisa viajar. Alex decide ir ao local sozinho e lá conhece outros skatistas. Ele aceita o convite de um deles para subir em um trem de carga, sem imaginar o problema que teria.

Premiações
- Recebeu 2 indicações ao Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor.
- Ganhou o Prêmio do 60º Aniversário, no Festival de Cannes.

Ficha Técnica: Paranoid Park (EUA/França, 2007) - Direção: Gus Van Sant - Elenco: Gabe Nevins, Dan Liu, Jake Miller, Taylor Momsen - Duração: 85 minutos .
_____________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Um filme interessante, numa abordagem perspicaz ao tema da culpa. Boas sequências do realizador, gostei menos da montagem.

    7/10.

    Abraço.

    ResponderExcluir