terça-feira, 1 de julho de 2008

Quem Sou Eu?





    Meu nome é Wendell Borges, sou professor, blogueiro, vlogger, cinéfilo e estudante de cinema. Meus principais interesses são o cinema de horror, os filmes experimentais, obras de fantasia, ficção científica, o paracinema, o cinema de bordas e as possibilidades do cinema como uma ferramenta de escrita para o pensamento em uma perspectiva deleuzeana. 

    Sou membro dos grupos Sétima e da Liga dos Blogues Cinematográficos.  Resido em Juazeiro do Norte, o famoso município abençoado e fundado pelo Padre Cícero Romão Batista (1844-1934). Edito o blogue arquivoxdecinema desde 2008. A proposta principal do blogue é criar resenhas de filmes longa-metragem realizados desde os primórdios do cinema até os dias atuais, com ênfase nos filmes de Horror/Trash/Filme B, ficção científica, fantasia e filmes experimentais, mas sempre abrindo espaço para todos os demais gêneros incluindo também Séries de TV e atualmente analisando o fabuloso mundo das Histórias em Quadrinhos (sempre que possível). 

    Atualmente sou membro ativo da Liga dos Blogues Cinematográficos, o maior grupo de blogueiros cinéfilos de língua portuguesa e integrante do Grupo de Estudos de Cinema do SESC em Juazeiro do Norte-CE.


Por quê mais um blogue de cinema comentando filmes e expressando mais uma opinião?

A resposta é simples, se você tem a oportunidade de expressar e compartilhar seus gostos e prazeres com outras pessoas que também sentem o mesmo prazer, porque não fazê-lo?

É uma das melhores coisas da vida compartilhar opiniões, aprendizagens, conhecimentos e discutí-los com quem gosta de arte. O cinema é para mim não só um escape das angústias da realidade e tampouco estou fugindo de minhas responsabilidades e escolhas na terra, vejo e comento os filmes que assisto porque me dá prazer, me sinto bem em saber que mesmo a distância existem outras pessoas como eu que compartilham do sonho de um dia poderem transformar suas idéias em obras artísticas que poderão contribuir para o aperfeiçoamento da humanidade ou simplesmente expressar uma opinião sobre algo, o que sempre é válido, o ruim é não expressar nada ou não ter opinião sobre coisa alguma.

Que possamos em um futuro breve usar o cinema digital para expor com realismo ou fantasia a construção de um novo mundo. Acredito que esta revolução digital está só no começo.


COTAÇÃO ATUALMENTE UTILIZADA NO BLOGUE


Notas de 0 a 10.

-------------------------------------------------------------------------
ANTIGOS SISTEMAS DE COTAÇÕES PARA OS FILMES COMENTADOS NO BLOGUE
Excelente
Ótimo
Bom
Regular
Ruim

------------------------------------------------------------------------------
ANTIGOS SISTEMAS DE COTAÇÕES PARA OS FILMES COMENTADOS NO BLOGUE

: Descartável, ruim, perca de tempo
1/2: Ruim
: Razoável
: 1/2 Razoável/ Watchable [Assistível]
: Comum / Agradável / Bom
1/2 : Acima da Média / Bom entretenimento
: Muito Bom
1/2: Muito Bom /Entretenimento/Arte
: Obra de Arte / Grande Entretenimento

------------------------------------------------------------------

[ SISTEMA DE COTAÇÃO ANTIGO ]
0 a 10 -


Coloco sempre duas notas, uma de 0 a 10, outra em estrelas. Tenho consciência de que estas cotações são sempre arbitrárias e não refletem totalmente o que achamos do filme, mas é uma maneira rápida de alguém que não tem paciência ou simplesmente não queira ler o comentário inteiro possa ter uma rápida idéia de nossa opinião sobre o filme.




Este foi um dos sistemas de cotação para os filmes usados durante alguns meses, iniciou a partir do dia 04/12/2008 com o filme Controle Absoluto.






------------------------------------------------------------------

OS COMENTÁRIOS

Além de escrever no comentário a minha opinião sincera sobre as emoções e prazeres que o filme me proporcionou, procuro fazer uma pesquisa em alguns sites de cinema que gosto muito, como o Adorocinema, o IMDB, o Rotten Tomatoes, o cinema em cena, o cineclick e o cineplayers, só para destacar os principais. Leio algumas opiniões de alguns blogues (lista abaixo) e colho algumas informações para embasar meu comentário pois o blogue é antes de tudo um incentivo para que eu possa aprender cada vez mais sobre esta arte que tanto admiro. Porém, mesmo depois de todas estas leituras e não é sempre que as faço, o comentário é sempre em primeiro lugar minha opinião sincera. Eu só coloco algum argumento ou dica técnica se minha sensibilidade tiver notado os argumentos e tecnicismos comentandos, um dos recursos que mais admiro no cinema é a fotografia e a montagem.


Lista de blogues que leio e acesso com frequência (Obs: esta lista aumentará na medida que eu for descobrindo novos blogues e acrescentado-os nas listas do blogroll):

Obs: Esta postagem era para ter sido feita dia 01/07/2008 mas como só conclui a escrita hoje, dia 25/07/2008 resolvi publicá-la no início do mês para não atrapalhar o andamento das postagens dos filmes que vi dia 25 de julho de 2008.








_____________________________________________________________________

4 comentários:

  1. Anônimo6:33 PM

    Oi Wendell,
    este nao é um comentário, mas um pedido = preciso encontrar o filme Leolo para baixar ou comprar, mas precisa ter legenda em portugues para usar em uma aula.
    agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  2. Aluguei este filme há quase dois anos atrás em uma locadora aqui da cidade, a SOLARIS VÌDEO LOCADORA. Não é um filme fácil de achar na rede, há um link disponível no site Avax - http://avaxhome.ws/video/language/v_french/leolo_by_lauzon.html, e a legenda pode ser baixada no opensubtitles - http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/3672731/leolo-pb - Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. olá Wendell também gosto de trocar idéias sobre cinema.
    Fiz pós graduação em cinema ano passado e recentemente criei um blog onde vou postar artigos meus e links de artigos de professores do curso de cinema. Mas ainda estou aprendendo a usar o blog, portanto aparecerão algumas falhas no visual dele. abraço...

    http://janetedoro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Wendell, parabéns pelo blog e a iniciativa pelo conteúdo mostrado aqui. Gostaria de saber se você tem mais informações sobre a minisérie / filme "Sedição de Juazeiro". Estou procurando lugar para adquirir esse material (em DVD ou em qualquer outro formato de mídia eletrônica), porém sem sucesso.

    Você teria mais informações sobre isso?

    Obrigado,

    ResponderExcluir