quinta-feira, 17 de julho de 2008

Princesas (Espanha,2005,109 mins)
Minha nota: [8,5] -
Por Wendell Borges - 17/07/2008

Comentário: Mais um bom filme espanhol com boas atrizes esbanjando talento e em perfeita sintonia com os papéis a que se propuseram interpretar. As atrizes Candela Pena(Goya de Melhor atriz) e Micaela Nevalez interpretam as prostituas Caye e Zulema, Caye é uma mulher de classe média que está juntando dinheiro para colocar silicone e assim melhorar a sua clientela, já Zulema veio de Santo Domingo e vive conflitos com as outras prostituas que disputam com ela o que as próprias chamam de Mercado do corpo, Zulema pretende juntar dinheiro para trazer seu filho. Princesas é um filme que propõe reflexões sobre a vida das prostitutas, sobre os relacionamentos amorosos e a amizade. Com boa direção e roteiro de Fernando León de Aranoa que parece ter bebido bem na fonte de Pedro Almodóvar.


Temas:
Prostituição, Amor, Amizade
Assunto: Duas prostituas começam uma relação de intensa e verdadeira amizade.
Mensagem ou reflexão: Existimos porque alguém pensa em nós, e não o contrário.


Sinopse: Cayetana (Candela Peña) vem de uma família de classe média espanhola que ignora a sua vida de prostituta. Ela e outras profissionais do sexo passam o tempo em um salão de cabeleireiro, reclamando das colegas imigrantes que cobram barato e roubam seus clientes. Uma dessas imigrantes é Zulema (Micaela Nevárez), dominicana que usa o dinheiro ganho nas ruas para sustentar o filho, que continua em sua terra natal. Um dia Cayetana encontra Zulema espancada e a leva ao hospital. No caminho, descobrem que ambas idealizam um improvável amor e são isoladas de suas famílias.

Premiações
- Ganhou 3 prêmios no Goya, nas categorias de Melhor Atriz (Candela Peña), Melhor Revelação Feminina (Micaela Nevárez) e Melhor Canção Original ("Me Llaman Calle"). Foi ainda indicado em outras 6 categorias: Melhor Filme, Melhor Figurino, Melhor Penteado, Melhor Roteiro Original, Melhor Revelação Masculina (Luis Callejo) e Melhor Som.


Curiosidades
- As filmagens ocorreram entre 13 de setembro e 30 de dezembro de 2004.

- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2006.
Ficha Técnica: Princesas, Espanha,2005 - Direção e roteiro: Fernando Leon
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário