quinta-feira, 10 de julho de 2008

À prova de morte (Death Proof - Grindhouse,EUA,2007,113mins)
Minha nota: [8,5] -
Por Wendell Borges - 10/07/2008

Comentário: Finalmente após tanto tempo de espera pude assistir a Death Proof, já havia visto dia 21/03/2008 o filme de Robert Rodriguez "Planeta Terror" que também fazia parte deste projeto chamado Grindhouse (O "Grindhouse" que nomeia o projeto era dado às salas que costumavam exibir os filmes do gênero misturando sexo e violência ou como disse o próprio Tarantino "Grindhouse: a theather playing back-to-back films explotting sex, violence, and other extreme subject matter). O projeto consistia em fazer um filme duplo homenageando filmes de terror da década de 70. "Planet Terror", dirigido por Rodriguez, que mostra rebeldes lidando com zumbis enquanto enfrentam militares, e este À prova de morte "Death Proof", dirigido por Tarantino, que mostra um dublê misógino que usa seu carro para matar pessoas. Kurt Russel vive o personagem Stuntman Mike, um dublê que pilota um carro o qual ele diz ser à prova de morte, ele começa a paquerar algumas garotas em uma lanchonete e o filme segue com os diálogos carregados de cinismo com protagonistas estereotipados em sequências estilosas. Destaque para o segundo momento do filme e a perseguição na estrada com o carro dos sonhos de Zoe Bell e Kim (Traci Thoms). A personagem de Zoe foi dublê de Uma Thurman em Kill Bill 1 e 2. Filme indicado aos fãs do trash e filmes de terror carregados de estilo.


Curiosidades
- Zoe Bell fez todas as cenas de sua personagem, sem requisitar o uso de dublês. Esta é a 2ª vez que ela trabalha com Quentin Tarantino, já que fora a dublê de Uma Thurman em Kill Bill - Volume 1 e Kill Bill - Volume 2.

- A cena em que as garotas tomam café da manhã é uma recriação da mesma cena em Cães de Aluguel (1992).

- Quentin Tarantino deu o nome de Jungle Jungle Lucai como homenagem à sua assistente pessoal, Victoria Lucai.

- Em determinada cena a personagem de Mary Elizabeth Winstead diz "Vipers". Trata-se de uma referência ao Deadly Viper Assassination Squad, presente nos filmes Kill Bill - Volume 1 e Kill Bill - Volume 2.

- Um dos programas de TV que o personagem Stuntman Mike diz ter trabalhado é "The Virginian" (1962). Kurt Russell, intérprete do personagem, atuou em 2 episódios desta série.

- Quando o carro bate no anúncio de um cinema, os filmes que lá estavam em cartaz eram Todo Mundo em Pânico 4 (2006) e Wolf Creek - Viagem ao Inferno (2005).

- Os policiais que vão para o hospital após Stuntman Mike bater seu carro pela 1ª vez são os mesmos que relatam a cena do massacre no casamento em Kill Bill - Volume 1 (2003).

- Na cena do hospital Texas Ranger McGraw chama Stuntman Mike de Frankenstein. Trata-se de uma referência a Corrida da Morte - Ano 2000, em que o personagem de David Carradine chamava-se Frankenstein.

- A placa do carro de Stuntman Mike é JJZ-109. Trata-se do mesmo número da placa do carro de Steven McQueen em Bullitt (1968).

- A jukebox presente no filme pertence ao próprio Quentin Tarantino, que também escolheu sua seleção de músicas.

- Lançado nos Estados Unidos acoplado a Planeta Terror (2007), como o longa-metragem Grindhouse. Trata-se de uma homenagem dos diretores Quentin Tarantino e Robert Rodriguez aos filmes de terror que assistiam nas matinês na infância.

- James Parks, que interpreta Edgar McCraw tanto em Planeta Terror quanto em À Prova de Morte, fez o mesmo personagem em Um Drink no Inferno 2 - Texas Sangrento (1999) e Kill Bill - Volume 1 (2003).

- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2007

Outro poster:

Nenhum comentário:

Postar um comentário