quarta-feira, 2 de julho de 2008

Três Enterros (The Three Burials of Melquiades Estrada, EUA/França,2005, 121 mins)
Minha nota: [8,0] -
Por Wendell Borges - 01/07/2008

Comentário: A partir de Três Enterros vou passar a utilizar em alguns filmes uma estrutura que é usada para analisar narrativas literárias.

Este tipo de análise só terá efeito para os critérios de narração do filme, sem envolver o aspecto fílmico, como transição dos planos, fotografia ou qualquer coisa deste tipo.

Esta estrutura é apenas um meio de analisar as idéias e temáticas abordadas pelas tramas de alguns filmes.

A utilização destes aspectos narrativos servirá para ajudar a pensar e extrair do filme a idéia ou as idéias que giram em torno da trama. Analisando assim também o assunto, ou seja, a concretização do tema e como estas idéias são colocadas , observando qual mensagem ou mensagens finais ela traz.

Este blogue irá servir como um incentivo e um laboratório para que eu possa pensar o cinema, a imagem, os sentimentos despertados pelos filmes e compartilhá-los com quem se dispuser a ler o que eu escrevo.

Obs: Este tipo de estrutura usando Tema, Assunto e Mensagem não será utilizado em todos os filmes.

Tema(s): Justiça, solidão, redenção,destino

Assunto: um homem chamado Melquiades Estrada (Julio Cedillo) é assassinado e seu amigo Peter Perkins (Tommy Lee Jones) decide lhe dar um enterro digno. Durante a trajetória para o local do enterro há romance, a dura vida de casados no oeste, o sexo animalesco, o sentimento da promessa cumprida. Peter só queria que o verdadeiro assassino de seu amigo se arrependesse do que fez, mesmo tendo sido um acidente. A vida e a morte num jogo solitário, a amizade como pouco pode ser visto no mundo real, lealdade, a hipocrisia e a frieza das relações de marido e mulher, a solidão de um cego que pede para morrer e não quer ofender Deus suicidando-se.

Mensagem: o filme não gira em torno de uma única idéia, acredito que várias mensagens poderiam ser retiradas daqui, mas talvez a que mais tenha saltado à vista seja a questão da redenção. O homem que não vê o outro lado da moeda e é preciso sofrer para mudar, transformar-se.

Sinopse: Em Três Enterros de Melquiades Estrada, um homem recebe um tiro e seu corpo é queimado em uma região inóspita do Oeste do Texas. O corpo é encontrado e enterrado em um cemitério da cidade de Van Horn. Desconfiado dos acontecimentos, um fazendeiro local - Pete Perkins (Tommy Lee Jones) - sequestra um policial da fronteira chamado Mike Norton (Bary Pepper) para forçá-lo a reconhecer o corpo. Com o prisioneiro na cidade e o morto carregado por uma mula Peter parte em jornada pelo México em busca da verdade sobre o assassinato deste homem e cumprir a promessa de enterrá-lo em sua cidade natal, no México.

Ficha Técnica: Título Original: The Three Burials of Melquiades Estrada - Gênero: Drama
Tempo de Duração: 121 minutos - Ano de Lançamento (EUA / França): 2005 - Site Oficial: www.sonyclassics.com/threeburials - Estúdio: Europa Corp. / The Javelina Film Company - Distribuição: Sony Pictures Classics / California Filmes - Direção: Tommy Lee Jones - Roteiro: Guillermo Arriaga.
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário