domingo, 17 de agosto de 2008

10.000 A.C. (EUA, 2007, 109 mins)
Minha nota: [4,9] -
Por Wendell Borges - 17/08/2008

Comentário: Roland Emmerich, diretor alemão que conseguiu fama após o sucesso do blockbuster "Indpedence Day" dirige mais um filme que tenta ser grande, mas não consegue sair do vazio. Ele é um dos aqueles mestres em torrar centenas de milhões de dólares em filmes que apostam apenas no visual para atrair um certo tipo de público.

Neste aqui ele inspirou-se na obra "As Digitais dos Deuses" de Graham Hancock para narrar a história de um jovem chamado D'Leh (Steven Strait). A premissa é mostrar civilizações culturalmente avançadas na idade antiga e como disse o próprio diretor em entrevistas que podem ser conferidas nos extras do DVD, resolveu inserir um romance e uma lenda para a história não ficar tão chata, infelizmente ele não conseguiu o efeito pretendido.

Voltando à trama, o herói do filme se apaixona pela bela Evolet (Camilla Belle) que é sequestrada por vilões perversos, D'Leh então sai em busca de sua amada e consegue reunir vários tribos de guerreiros para conseguir realizar sua missão.

O filme tem alguns bons momentos como a caça aos mamutes logo no início e a cena de perseguição com os galináceos gigantes na floresta, mas o roteiro é tão bobinho e cheio de clichês que fica difícil levar a sério a saga épica das personagens. Talvez com um elenco melhor e um roteiro mais bem trabalhado o filme tivesse rendido mais.

Obs: O orçamento do filme foi de US$ 75 milhões.
Obs2:Palavra D'leh em alemão significa "Herói" se lida de trás para frente (Held).

Anotações para quem já viu o filme

1 - A cena em que Evolet é ressuscitada pela Mãe Velha (Monha Hammond), a feiticeira yagahl que sente a flechada que ela leva é uma das cenas ridículas do filme.

2 - São tantos os clichês que seria necessário ter o roteiro em mãos para ir marcando as falas e situações repetitivas que acontecem aos montes durante o filme.
3 - (Apresentação das tribos que ajudam D'leh, além da tribo Naku há os Tutt Tutt, velozes como passaros - A tribo dos kula, eles tem a altura de nossas crianças e do Vale sem sol vieram aqueles com sangue na cabeça - Os hoda eram os mais fortes.

Sinopse: D'Leh (Steven Strait) é um jovem caçador de mamutes, que se apaixonou por Evolet (Camilla Belle). Quando um bando de perigosos guerreiros a sequestra, D'Leh é obrigado a liderar um pequeno grupo de caçadores em uma expedição para resgatá-la.

Ficha Técnica: 10,000 B.C. - EUA,2008, 109 mins. - Direção: Roland Emmerich - Roteiro: Roland Emmerich e Harald Kloser.
_____________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Uma das bombas do ano. Só em pensar que eu quase não vi Juno por causa desse filme...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Filme TOTALMENTE medíocre.

    Nota 4,0 [**]

    ResponderExcluir