sexta-feira, 22 de agosto de 2008

99 mulheres, 99 Women,EUA,1969,99 mins

Minha nota:

Por Wendell Borges - 21/08/2008

Comentário: O amaldiçoado diretor espanhol Jess Franco (Jesus Franco), que já dirigiu mais de 180 filmes, reúne um elenco de belas mulheres e as coloca em uma prisão onde os instintos animalescos das personagens vêm à tona. O filme é cheio de cenas toscas regadas a sexo explícito e com erros (talvez propositais) de continuidade.

A trama gira em torno de Marie (a nº 99 - Maria Rohm), Nathalie (nº 98 - Luciana Paluzzi), Helga (a nº 97 - Elisa Montés), Zoe ( a nº 76 - Rosalba Neri) e Rosalie (a nº 81 - Valentina Godoy) que estão em uma ilha-prisão governada por um homem chamado Santos (Herbert Lom). Ele pune e estupra as garotas e conta com a colaboração da diretora do local chamada Thelma Diaz (a atriz Mercedes McCambridge (1916-2004) vencedora do oscar de melhor atriz pelo filme Assim caminha a humanidade em 1957). O filme é indescritível, só mesmo assistindo para entender o porquê de Jess Franco ser considerado um diretor "Cult". O final então é surpreendente.

Abaixo comento alguns momentos para os poucos que assistiram este filme, pois o diretor não tem muita repercussão no circuito comercial ficando marginalizado aos becos e guetos da cinefilia.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell Borges)

1 - Alguém entendeu aquela cena da floresta quando Rosalie é estuprada pelos prisioneiros? Que atriz era aquela que estava sendo estuprada? Alguém reparou no cabelo dela, não tinha nada a ver com a da atriz principal. Foi um erro de continuidade, um descuido ou foi proposital?

2 - O final é trágico com as garotas sendo capturadas e voltando à prisão enquanto a personagem de Mercedes MCambridge vai saindo pelo túnel.

3 - Uma das cenas mais toscas do filme é quando Marie e Helga matam uma cobra na floresta.

Sinopse (retirada do DVD) : Neste chocante épico, o legendário e excomungado diretor Jess Franco (Eugenie, Sadomania), coloca belas mulheres na jaula, e então, elas enlouquecem. Nosso mestre do gênero, reuniu um elenco estelar único em sua vida, com as mais lindas atrizes internacionais, incluindo, Maria Schell, Luciana Paluzzi, Rosalba Neri e Maria Rohm. A ganhadora de um oscar, Mercedes McCambridge (Johny Guitar) e Herbert Lom como um diretor de uma ilha-prisão, onde jovens mulheres são abusadas sexualmente, rendendo-se aos desejos depravados do chefe do presídio. Versão integral sem cortes recentemente descoberta na França.

Jess Franco - (Fonte: Wikipedia)
Jesús Franco Manera (Madrid) é um cineasta espanhol. Trabalhou muito no estrangeiro (Europa e Estados Unidos), e é conhescido por muitos pseudónimos: Jess Franco, Clifford Brown, David Khune, e ainda mais.

Jesús Franco fez a sua aprendizagem em cinema como ajudante de realização de consagrados realizadores como Juan Antonio Bardem, Luis García Berlanga e Orson Welles na sua passagem pela Espanha. Depois partiu para o estrangeiro, onde dirigiu actores consagrados como Christopher Lee, Klaus Kinski, Jack Palance, Howard Vernon, George Sanders e Rosalba Neri.

Ao longo de mais de quarenta anos já dirigiu cerca de 189 filmes, e é um dos cineastas mais prolixos, originais e iconoclastas no sub-género da série B. Seus filmes têm sido chamados "horróticos", pela mistura de horror e erotismo. Também filmou pornô, e de fato tem dito: "O pornô também é cinema".

Ficha Técnica: 99 MULHERES (99 Women / Les Brulantes) – Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, 1969 – Direção de Jess Franco.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário