terça-feira, 19 de agosto de 2008

As Bicicletas de Belleville (Les Triplettes de Belleville. França,2003, 81 mins)
Minha nota: [8,9] -
Por Wendell Borges - 19/08/2008

Comentário: Um belíssimo desenho animado francês com personagens cheios de humanidade. Um trabalho que mereceu com louvores a indicação ao oscar de melhor animação e só não levou o oscar porque o concorrente era o filme americano Procurando Nemo.

A caracterização da cidade fictícia de Belleville foi inspirada em Nova York, Montreal e Paris. A construção das personagens teve uma preparação especial que envolveu uma talentosa equipe de desenhistas e animadores. O diretor Sylvain Chomet explica no Making Off do DVD diversas inspirações que a equipe teve para dar vida à animação, como a utilização das cores sépia na infância do personagem Champion (o neto da velhinha Madame Sousa) e na construção e iluminação noturna da cidade de Belleville.

O diretor ainda explica que as trigêmeas cantoras foram uma homenagem à sua avó materna que segundo ele era uma mulher forte, adorável e generosa. O maior brilhantismo desta animação é a caracterização das personagens, todos eles tem uma profundidade que combinadas à geometrização de suas formas realça-lhes o caráter e faz com que o espectador mais atento sinta um certo apego por elas.

A velhinha Portuguesa Madame Souza e seu neto Ciclista, o cachorro Bruno e as trigêmeas são os protagonistas desta Animação que conta ainda com uma bela canção "Belleville Rendez-Vous" que também recebeu uma indicação ao oscar na categoria Melhor canção original, perdendo para "Into the West" de O senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Quem procura uma animação que foge dos padrões convencionais não pode deixar de conferir este premiado trabalho de animação francês.

Anotações para quem já viu a animação (Wendell Borges)

1 - A cena do pedalinho em que Madame Souza segue o neto dela ao som da "Missa em Si Menor" de Mozart é belíssima.

2 - As trigêmeas ainda jovens tocando no palco "Belleville Rendez-Vous" logo no início do filme é um dos grandes momentos da animação.

3 - A perseguição final com as Trigêmeas detonando os mafiosos e o desfecho com Madame Souza destruindo os vilões com seu tamanco é além de engraçada e outro dos grandes momentos do filme.

Sinopse: Madame Souza é uma velhinha portuguesa cujas ânsias estão dirigidas única e exclusivamente a seu neto, a princípio um garoto rechonchudo e melancólico. Primeiramente, ela lhe compra um cachorro, que acaba por preencher o vazio na vida do menino – o animal, porém, é logo esquecido, sendo substituído por uma bicicleta. A partir de então, o rapaz cresce e torna-se aficionado por ciclismo, uma paixão amplamente apoiada – e estimulada – por Madame Souza. Quando surgem notícias de que haverá um campeonato de ciclismo, o jovem não pensa duas vezes: logo começa a se preparar. Porém, é lá, no circuito tão esperado, que a confusão tem início, ao ter seu neto seqüestrado. Madame Souza parte em uma aventura bastante surreal cheia de referências ao nosso mundo, referências a outras obras cinematográficas e muita crítica ao modo de vida atual.

Ficha Técnica: Les Triplettes de Belleville. França,2003, 81 mins - Direção e roteiro: Sylvain Chomet.
_____________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Maravilhosa animação. Original, bela e ousada. Adorei imensamente o clima e amaturidade.

    Nota 8,5 [****]

    Ciao!

    ResponderExcluir