sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Awake: A vida por um fio (Awake, EUA,2006,84 mins)
Minha nota: [6,9] -
Por Wendell Borges - 29/08/2008

Comentário (não leia caso não tenha assistido ao filme ainda): A cada ano, 21 milhões de pessoas tomam anestesia geral. A maioria adormece tranquilamente. E não se lembra de nada. 30 mil desses pacientes não tem tanta sorte. Eles não conseguem adormecer. Vítima de um fenômeno conhecido como "sedação consciente"... Essas pessoas ficam completamente paralisadas. E sem poder pedir ajuda. E elas estão conscientes.

A premissa é interessante e o filme consegue segurar o espectador com um clima tenso e interpretações contidas do ator inexpressivo Hayden Christense (o anakin do ataque dos clones) e a sensual Jessica Alba (Sin City).

O suspense é razoável, a trama criada pelo também diretor do filme, o estreante Joby Harold até consegue criar um certo clima, mas não consegue evitar aquela sensação de "eu já vi isso antes" na mente de quem assiste, principalemnte quando se é fã do gênero suspense/horror.

Vamos à trama do filme. Um jovem milionário, executivo de sucesso, chamado Clay Beresford (Hayden Christensen, o Anakin Skywalker) precisa de um transplante de coração para sobreviver, ele tem uma cardiopatia e uma imensa dificuldade para conseguir um coração compatível, seu sangue é tipo O negativo, raríssimo. Ele está apaixonado por uma linda mulher chamada Sam (Jessica Alba), secretária da sua mãe Lilith Beresford, interpretada pela atriz Lena Olin. Para evitar conflitos com esta, decide esconder o romance e casa escondido. A mãe só fica sabendo quando Clay já está na mesa de cirurgia para fazer o transplante, pois é, ele conseguiu o coração tão difícil, com gente rica a história é outra. Eis que quando estava na mesa de cirurgia, acontece a premissa do filme, Clay consegue ouvir tudo que é falado pelo seu amigo Dr. Jack Harper (Terrence Howard), médico este que Clay insistiu que o operasse por ser seu amigo, apesar deste já ter nas costas quatro processos por imperícia. Sinceramente, se eu fosse o personagem do filme eu corria de um cirurgião desses. Passava era longe do consultório (he,he,he) Amigos, amigos, cirurgias à parte.

A equipe do Dr. Harper é composta por Penny Carver (Georgina Chapman), pelo Dr. Puttnam ( Fisher Stevens) e um médico substituto Larry Lupin (Christopher McDonald), médico este que não estava nos planos da equipe de Harper. A mãe de Clay quer que ele seja operado pelo cirurgião mais renomado em transplantes, o Dr. Jonathan Neyer, Clay se recusa, ele confia totalmente no seu amigão Harper.

A cirurgia tem início e então o suspense começa com as verdadeiras intenções do bando picareta de médicos mostrando suas verdadeiras intenções. Clichê total até o final, consegue entreter razoavelmente, talvez funcione melhor para quem não assista muitos filmes de suspense, os fãs mais exigentes vão torcer o pescoço. [Destaque para a bela fotografia do diretor Russel Carpenter.]

Obs: O diretor de Fotografia do filme é Russell Carpenter, responsável por filmes como Titanic e True Lies.

Obs 2: Outras críticas e comentários:

Pablo Villaça do cinema em cena - 1 estrela
Rotten Tomatoes - 13 críticas positivas - 41 negativas
IMDB: 6,5 (com 13.536 votos)

Anotações para quem já viu o filme (Wendell Borges)

1 - O início tenso da cirurgia e as primeiras revelações do grupo de picaretas incluindo aí a frieza de Sam (Jessica Alba) é um dos melhores momentos do filme.

2 - O filme termina com Clay sendo salvo pelo Dr. Jonathan Neyer que toma conta da cirurgia e consegue ressuscitar o paciente, eis o despertar do filme. Clay que estava conversando com sua mãe no além, lembrando que ela se dopou e foi conversar com o filho no mundo dos espíritos, revelou que matou o marido e fez ele lembrar-se do ocorrido.


Sinopse: Durante uma cirurgia no coração, homem (Hayden Christensen) enfrenta sérios problemas com a anestesia. Ele se sente acordado e completamente consciente, mas seu corpo está totalmente paralisado. Não há como se comunicar com os médicos. Ainda que apavorada, sua mulher (Jessica Alba) deve enfrentar seus demônios e encontrar uma forma de trazer seu marido de volta.

Elenco: Jessica Alba (Sam Lockwood) - Hayden Christensen (Clay Beresford) - Terrence Howard (Dr. Jack Harper) - Lena Olin (Lilith Beresford) - Christopher McDonald (Dr. Larry Lupin) - Sam Robards (Clayton Beresford Sr.) - Arliss Howard (Dr. Jonathan Neyer) - Fisher Stevens (Dr.. Puttnam) - Georgina Chapman (Penny Carver) - David Harbour (Drácula) - Steven Hinkle (Clay Beresford - jovem) - Court Young (Oficial Doherty) - Joseph Costa (Dr. Elbogen).

Ficha Técnica: Awake, EUA,2006,84 mins - Direção e roteiro: Joby Harold.
_________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. A premissa é mesmo interessante, mas já vi tantos comentários negativos.
    Assistirei se tiver a oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o filme péssimo. Não é pior que O Olho do Mal, mas é muito ruim.

    Abraço!

    ResponderExcluir