terça-feira, 5 de agosto de 2008

Coca-Cola Kid (EUA,1985,97 mins)
Minha nota: [7,9] -
Por Wendell Borges - 05/08/08

Comentário: Um filme esquecido e pouco divulgado, mas que trás uma história interessante com bons momento cômicos. A boa atuação de Eric Roberts (o irmão de Julia Roberts que não conseguiu emplacar como astro do cinema americano) e a bela atriz Greta Scacchi que faz o papel de Terri, secretária do personagem Becker (Eric Roberts), um talentoso e excêntrico executivo de marketing da Coca-Cola. O diretor iugoslavo Makavejev, hoje aposentado com 75 anos fez algumas produções com alto teor erótico em filmes como Wilhem Reich: Os mistérios do Organismo (1971) e Sweet Movie (1974), este erotismo pode ser visto aqui em Coca-Cola kid, porém como ainda não tive oportunidade de assistir a estes dois trabalhos deste diretor, só me fica este filme como referência de seu trabalho, o que é muito pouco para poder comentar sobre ele com mais ênfase. O filme não chega a ser totalmente uma crítica à Coca-cola, mas talvez possa ser usado como crítica à globalização e à ganância dos marketeiros em sua ânsia de fazer o produto cada vez mais consumível. A trama gira em torno da luta de Becker (Roberts) em convencer um velho australiano chamado T. George McDowell vivido pelo ator Bill Kerr, fabricante de refrigerantes a vender sua fábrica à coca-cola ou então deixar que a marca seja divulgada em sua pequena cidade chamada Anderson Valley. O filme tem bons momentos e outro destaque no elenco vai para a filha de Terri, a jovem Rebecca vivida pela atriz Rebecca Smart de apenas 9 anos, bastante carismática e com timing perfeito para comédia.Enfim, uma comédia romântica diferente que merece ser vista.

Anotações para quem já viu o filme e algumas curiosidades (Wendell Borges)

1 - De tanto insistir Terri acaba convencendo Becker a ir para cama com ela, quando isto ocorre o pai dela entra no quarto e temos uma surpresa, ela era filha de T.G. McDowell.

2 - Uma cena engraçada do filme é quando o ex-marido de Terri invade o prédio da Coca-cola e briga com ela e com Becker e sai arrastado pelo guarda do prédio.

3 - A cena em que Rebecca (DMZ) está tirando xerox do próprio rosto no prédio da Coca-cola também é bastante cômica, é nesta cena que ela conhece Becker, ele se apresenta para ela como Coca-cola kid.

4 - O filme termina com o ratinho Mickey sendo observado por Rebecca brincando em uma pequena casinha.

5 - O ratinho Mickey é o mesmo que Becker havia encontrado dentro de seu sapato no prédio onde ele estava, ele leva o rato para fora do prédio e o coloca perto da piscina.

6 - Rebecca Smart tem hoje 23 anos e continua trabalhando como atriz em séries de TV.

Esta curiosidade foi retirada do site da Superinteressante
O que é a cola dos refrigerantes? (João Arildo dos Santos, via Internet)

A cor, o sabor e o aroma do refrigerante mais popular do mundo vêm de uma pequena castanha da África tropical. Seu nome completo: noz de cola. São, na verdade, duas espécies de árvores chamadas coleiras — Cola acuminata e Cola nitida —, que pertencem à mesma família do cacau (as esterculiáceas). Estimulante natural, rica em cafeína, a cola sempre foi utilizada pelos povos africanos, que a deixam secar ao sol para depois mastigá-la antes das refeições, como digestivo, ou então para combater a fome e o cansaço. Até como moeda de troca ela chegou a ser adotada por certas tribos. Mas, segundo o engenheiro Roberto Moretti, do Departamento de Tecnologia da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas, Unicamp, a quantidade de cafeína que entra na composição do refrigerante é quase insignificante. Além disso, nos dias de hoje o uso da castanha na fórmula da bebida já foi totalmente substituído por produtos químicos sintetizados em laboratório, que apenas simulam o gosto e o cheiro da noz de cola.


Sinopse: Um excêntrico executivo de marketing da Coca-Cola chega ao interior da Austrália na tentativa de derrotar um rival, que produz refrigerante local mais popular e artesanal.

Ficha Técnica: Coca-cola Kid,EUA,97 mins,1985 - Direção:Dusan Makavejev - Roteiro: Denny Lawerence e Frank Moorhouse.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário