sábado, 9 de agosto de 2008

De porta em porta (Door to Door, EUA, 2002, 90 mins)
Minha nota: [9,5] -
Por Wendell Borges - 09/08/2008

Comentário: Este drama baseado na vida de Bill Porter, um vendedor ambulante magistralmente interpretado por William H. Macy, foi feito para TV americana e ganhou 6 prêmios no Emmy, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor (Steven Schachter), Melhor ator (Macy), Melhor roteiro, Melhor Maquiagem e Melhor penteado e foi ainda indicado nas categorias de Melhor Elenco, Atriz coadjuvante (Helen Mirren e Kathy Baker), Fotografia, Edição e Edição de Som. Além de todas estas indicações recebeu outras duas no Globo de Ouro, Ator-Mini-série/Filme para TV (Macy) e Atriz-Mini-série/Filme para TV (Helen Mirren). O filme foi lançado em DVD pela Warner Home Video e narra uma história singela e que aproveita bem o carisma do ator William H. Macy para interpretar Bill Porter, um vendedor da Watkins Company que apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral que limitava sua fala e movimentos não deixou de lutar por uma vida digna e de reconhecimento social. O filme não fosse o bom elenco e roteiro poderia ser só mais um filme feito para TV, mas felizmente o roteiro de Steven Schachter com colaborações do próprio Macy que também assina o roteiro empregam um bom ritmo à história e não caem no drama piegas típico de produções que abordam a temática do sujeito que supera as dificuldades da vida apesar dos problemas. O Elenco conta ainda com Helen Mirren, a atriz inglesa que ganhou o oscar 2007 de melhor atriz interpretando a Rainha Elizabeth II, no filme De porta em porta ela faz o papel da Mrs. Porter, a mãe de Bill que o ajudou a ter paciência e perseverança para enfrentar os problemas que a vida lhe impôs. Um filme não muito divulgado e que vale a pena ser visto.

Sinopse: Portland, Oregon, 1955. Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).

Ficha Técnica: Gênero: Drama - Atores: William H. Macy, Kyra Sedgwick, Laurie Murdoch, Joel Brooks, Kathy Baker, Helen Mirren, Samantha Cantner. Direção: Steven Schachter - Ano de produção: 2002 - País de produção: Estados Unidos - Duração: 91 min. Distribuição: Warner Home Video.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário