quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Diamante de Sangue (Blood Diamond,EUA,2006, 143 mins)
Minha nota: [6,9] -
Por Wendell Borges - 06/08/2008

Comentário: A duração excessiva é o maior pecado desta produção americana retratando a cobiça por diamantes na Serra Leoa dos anos 90. O filme é um misto de ação e aventura com um romance que não engrena, soa artificial e morno e a trama se desenvolve um pouco graças às boas atuações de Leonardo DiCaprio e Djimon Hounsou. A personagem de Jennifer Connely tem uma participação menor na pele da jornalista Maddy Bowen. As cenas de ação com muitos tireoteios não são ruins, tem adrenalina e são bem construídas, o grande problema como já havia dito foi a duração excessiva que chega a causar uma certa sonolência no espectador que tenta se empolgar com o drama vivido por Solomon Vandy (Hounsou) que busca encontrar sua família e o filho, levado pela F.U.R (Frente Unida Revolucionária), o exército de libertação que escraviza homens para trabalhar nas minas de diamantes. O fio da trama gira em torno de um raro diamante encontrado por Solomon quando trabalhava nas minas. Ele consegue enterrá-lo e escapa quando o exército do governo invade o local. O contrabadista Dany Archer (DiCaprio) que havia sido preso tentando traficar diamantes acaba ouvindo que Solomon havia escondido a rara pedra preciosa e promete ajudá-lo a encontrar sua família se ele disser onde enterrou a pedra. O diretor Edward Zwick acostumado a dirigir épicos românticos já trabalhou com outros grandes astros do cinema americano como Tom Cruise no filme "O Último Samurai" e "Lendas da Paixão com Brad Pitt. O filme recebeu 5 indicações ao oscar mas não faturou nenhuma, abaixo eu relaciono as indicações e quais filmes ganharam nas respectivas categorias.

* Indicado: melhor ator (Leonardo DiCaprio) - Vencedor: Forrest Withaker (O Último Rei da Escócia)
* Indicado: melhor ator coadjuvante (Djimon Hounsou) Vencedor: Alan Arkin por Pequena Miss Sunshine
* Indicado: melhor edição (Stephen Mirrione) Vencedora: Thelma Schoonmaker (Os Infiltrados)
* Indicado: melhor edição de som (Lon Bender) Vencedor: Alan Robert Murray (Cartas de Iwo Jima)
* Indicado: melhor mixagem de som (Andy Nelson, Anna Behlmer, Ivan Sharrock) Vencedores: Michael Minkler, Bob Beemer e Willie Burton (Dreamgirls - Em Busca de um Sonho)

Sinopse: Com o cenário da guerra civil da Serra Leoa, o filme conta a história do encontro do mercenário Danny Archer, que contrabandeia os diamantes de sangue (usados para financiar a compra de armas para a guerra), Solomon Vandy, um pescador que é separado da família em um dos ataques do grupo rebelde (Frente Revolucionário Unido) e vai para uma mina de diamantes, onde encontra um raro e grande diamante rosa, e da jornalista idealista Maddy Bowen, que investiga sobre os diamantes de sangue e seu comércio ilegal. Tudo isso envolto numa aventura perigosa da caça ao diamante com cenas reais sobre a guerra, mostrando as decapitações de membros dos civis pelos rebeldes, as barbaridades a que são sujeitas as crianças-soldados e o descaso do resto do mundo diante tais atrocidades.

Curiosidade
O primeiro ataque da RUF, ocorreu em 23 de março de 1991, no vilarejo de Kailahun, uma província ao leste, rica em diamantes. O governo de Serra Leoa que passava por sérios problemas econômicos e de corrupção, foi incapaz de oferecer uma resistência significativa. Como um mês de guerra civil, a RUF controlava grande parte das províncias ricas em diamantes ao leste. Desde o início o recrutamento de meninos-soldados foi uma das estratégias dos rebeldes. (Fonte - Wikipedia)

Ficha Técnica: Blood Diamond, EUA, 2006, 143 mins - Direção: Edward Zwick - Roteiro: Charles Leavitt; C.Gaby Mitchell.
_____________________________________________________________________

4 comentários:

  1. Gostei bastante do filme. Aspectos técnicos impecáveis e uma direção segura, mesmo com roteiro denúncia batido. Mas o elenco eleva tudo, principalmente DiCaprio e Hounsou, soberbo.

    Nota 8,0 [****]

    E sua dica do próximo post é ótima!

    Ciao!

    ResponderExcluir
  2. Devemos ser dos poucos que não elogiaram o filme ao máximo, Wendell.

    O trabalho de actores é bom, em especial o de Djimon Hounsou que dá uma verdadeira lição de interpretação.

    O filme é que é igual a muitos outros, excepção ao tema de fundo. Existem algumas cenas de acção pouco credíveis e, na verdade, arrastou-se temporalmente muito além do seu prazo. Não fiquei convencido da mais-valia que outros espectadores viram nesta fita.

    6/10.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Com certeza "Diamante de Sangue" foi um dos melhores filmes de 2006/2007, mas claro que tem algumas falhas, uma delas a duração do filme, como vocxê mesmo falou.

    Abraço
    Mateus

    ResponderExcluir
  4. :) É um bom filme, com boas atuações do elenco, mas achei que a narrativa prolongou-se desnecessariamente.

    ResponderExcluir