sábado, 16 de agosto de 2008

O Diário de Uma Babá (The Nanny Diaries, EUA, 2007, 105 mins)
Minha nota: [6,9] -
Por Wendell Borges - 15/08/2008

Comentário (não leia se não tiver visto o filme ainda): Comédia romântica que quase cai no melodrama, mas graças a Scarlett Johansson o filme mantém um certo carisma e consegue ser um razoável entretenimento.

O Diário de uma Babá é baseado no best seller homônimo de Emma McLaughlin e Nicola Kraus e a história gira em torno da recém-formada Annie Braddock (Scarlett Johansson). Ela tem o sonho de se tornar uma antropólaga e para efetuar uma pesquisa de campo acaba aceitando o convite de uma típica grã-fina da ilha de Nova York para ser a babá do filho dela.

Annie decide não dar nomes às pessoas que estão inseridas em seu campo de pesquisa e decide chamar a patroa de Sra. X, interpretada por Laura Linney.

Annie acaba criando um vínculo emocional com Grayer (Nicholas Art) o encapetado filho da Sra. X que demonstra antipatia no início, mas acaba se entregando aos encantos da carinhosa Babá. O filme homenageia o clássico musical Mary Poppins dirigido por Robert Stevenson com Julie Andrews e centra-se na narração fictícia com visão antropológica de Annie e seu fio condutor nos leva a oscilar na empatia com relação à trama e às persoagens. Um ponto forte e ao mesmo tempo fraco do filme. Cria um clima intelectual e reflexivo, mas distancia a carga emocional.

Mesmo assim com todos os contratempos narrativos e emotivos vale a pena dar uma espiada neste Diário de uma Babá.

Obs: O personagem de Paul Giamatti (Sr. X) é trabalhado de uma forma a causar antipatia no espectador. Ele está na maior parte do tempo distanciado e fora do enquadramento, revelando o maniqueísmo do filme em conduzir o espectador para onde a câmera apontar.

Anotações para quem já viu o filme (spoilers!)

1 - As melhores cenas do filme são:
O vídeo que as madames assistem quando Annie fala olhando para a câmera escondida no ursinho e desabafa dando várias lições de moral na Sra. X.

2 - A cena em que a Sra. X discute com Annie e a demite dizendo que ela não sabe nada sobre a realidade. É neste momento que sentimos o choque do filme mostrando o conflito Sonho X Realidade.

Sinopse: Annie Braddock (Scarlett Johansson) é uma jovem que foi contratada de maneira impulsiva para ser babá do filho de um casal de pais ausentes, cujo casamento está abalado. Logo, a garota passará a ficar ocupada demais, ouvindo aflições matrimoniais vividas por seus patrões, além de ter de cuidar de uma criança mimada.

Ficha Técnica: The Nanny Diaries, EUA, 2007 , 105 mins. Direção e Roteiro: : Robert Pulcini; Shari Springer Berman
_____________________________________________________________________

3 comentários:

  1. O filme é gostoso de se assistir, mas fora algumas ousadias é bem comunzinho. Gostei bastante do elenco.

    Nota 6,5 [***]

    Ciao!

    ResponderExcluir
  2. O elenco é a alma desse filme. Não fosse por eles seria só mais um filme de babá.

    ResponderExcluir
  3. Não gostei. Nem a Scarlett, uma de minhas atrizes favoritas se salva.

    Abraço!

    ResponderExcluir