domingo, 31 de agosto de 2008

O Garoto (The Kid,EUA,1921,68 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Borges - 31/08/2008

"Um filme com um sorriso, e talvez uma lágrima..."
(A picture with a smile, and perhaps a tear...)

Comentário: Este é um dos filmes mais famosos de Charles Chaplin (1889-1977), este fato deve-se muito ao talento do protagonista mirim de apenas 7 anos, o ator Jackie Coogan (1914-1984).

Charles havia perdido um filho no começo das filmagens, filho este que tivera com a primeira esposa, a atriz Mildred Harris (1901-1944), o que pode explicar em parte a relação sensível que estabelece com o excelente ator-mirim Jackie Coogan. Além do fato do bebê Norman, o filho de chaplin que viveu apenas cerca de três dias,seu casamento com a atriz Milded Harris estava de mal a pior, e logo depois do término das filmagens de O garoto eles se separaram.

Para quem gosta de conversas sobre escândalos envolvendo astros de cinema, imagine só em pleno começo do século XX um casal famoso trocando acusações de lesbianismo e sadismo sexual, pois é o que rolou entre o casal Chaplin e Mildred. E olha que um dos temas de O Garoto é o "amor". Charles acusou Mildred de passar uma noite com a atriz Ucraniana lésbica Alla Nazimova e esta por sua vez o acusava de ser um sádico sexual.

Escândalos à parte, o que sabemos de concreto é que Charles Chaplin produziu, escreveu, dirigiu e atuou neste belíssimo filme que narra a história de uma jovem mulher interpretada por Edna Purviance (1895-1958), abandonada pelo namorado, um pintor interpretado por Carl Miller (1893-1979), ela sem condições de criar o bebê o abandona em um carro de uma rica família. Dois bandidos roubam o carro e ao verem o bebê no banco de trás o abandonam em um terreno baldio.

O bebê sortudo é encontrado por Carlitos, o impagável vagabundo eternizado pelo ator Charles Chaplin. Carlitos a princípio tenta se livrar do bebê, mas ao ver a mensagem deixada pela mão do garoto que pede para quem encontrar o filho dela amá-lo e tratá-lo com carinho ele resolve criá-lo.

Cinco anos depois já vemos o jovem "John" , este é o nome que Carlitos deu ao bebê, ajudando-o na sua profissão de reparador de vidraças quebradas. Enquanto "John" quebra as vidraças, Carlitos passa como quem não quer nada pelo local, e é chamado pelas donas das casas para consertar o vidro quebrado.

Há diversas outras cenas e quiproquós, como a luta do pequeno "John" com um outro garoto mais velho, nesta cena a mãe de "John", agora uma rica e famosa atriz passeia fazendo caridades pelo local e acaba conhecendo Carlitos, ajudando-o a se livrar do irmão mais velho do garoto que brigava com John.

Há ainda duas cenas antológicas, os assistentes sociais que vão até a casa de Carlitos e levam John com eles obrigando Carlitos a brigar com a polícia e com os assistentes para resgatá-lo. E o sonho de Carlitos imaginando todos como anjos que voam. Nesta mesma cena há uma alusão às tentações da carne, com a mulher insinuante e o diabo que provoca ciúmes.

O final é claro é só alegria, Carlitos é levado pelo policial até a casa onde John estava . A mãe dele (Edna Purviance), ao ver o bilhete que Carlitos entregou ao médico que fora examinar John, lembrou-se do bilhete que deixara há 5 anos atrás e finalmente percebeu quem John era na verdade, seu filho que ela tanto procurava. Lembrando que John havia sido levado pelo velho que cobrou duas pratas para Carlitos poder dormir com John no dormitório. Clássico indiscutível do cinema mudo e da comédia com toques dramáticos.

THE END

Obs: Esta postagem será atualizada conforme for aumentando as minhas pesquisas. Nos próximos filmes de Chaplin que eu vier a assistir colocarei mais informações sobre a biografia e curiosidades da Vida do eterno Charlies Spencer Chaplin.

As 4 esposas de Charles Chaplin





A primeira - Mildred Harris (1901-1944)
Duração do casamento: 1918-1920



















A segunda - Lita Gray (1908-1995)
Duração do casamento: 1924-1927


















A Terceira: Paulette Goddard (1910-1990)
Duração do casamento: 1936-1941
















A Quarta: Oona O'Neil (1926-1991)
Duração do casamento: 1943-1977














Obs 2: Jackie Coogan (1914-1984) - Quem diria que o garotinho iria se transformar no Tio Fester da Familia Adams?

A foto aí ao lado é de 1964 (Seriado de TV "A família Adams")




Sinopse de "O Garoto": Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que quando descobrem o bebê o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra o bebê. Inicialmente ele quer se livrar da criança, mas diversos fatores sempre o impedem e gradativamente ele passa a amá-lo. Paralelamente a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado tem um choque, pois muito provavelmente ela nunca mais verá sua criança.

Ficha Técnica: The Kid,EUA,1921,68 mins - Direção e roteiro: Charles Chaplin.
______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário