sábado, 16 de agosto de 2008

O Sentido da Vida (The meaning of Life,Inglaterra,1983,107mins)
Minha nota: [8,0] -
Por Wendell Borges - 16/08/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Este é o terceiro filme do grupo inglês conhecido como Monty Phyton, o sexteto de humoristas: Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin, Terry Gilliam e Terry Jones que iniciaram carreira na TV através do produtor de comédias Barry Took, da BBC. Took uniu os seis num programa, nascendo assim o “Monty Python’s Flying Circus” série cômica de humor corrosivo que iniciou em 05 de outubro de 1969 e não poupava em piadas irônicas e politicamente incorretas os costumes e modos de vida britânicos.

Neste O sentido da Vida o grupo satiriza grupos religiosos e claro, brinca com as questões científicas, filosóficas e religiosas que tentam dar sentido à vida humana. São vários Sketches iniciando com um curta-metragem que mostra um grupo de velhinhos se rebelando contra os patrões fazendo uma comparação com a escravidão antiga e a moderna. Em seguida acompanhamos diversas situações bizarras e cheias de humor negro com críticas ferrenhas aos dogmas católicos.

Quem não conhece o estilo do grupo pode até torcer o nariz, mas não tem como negar que esta geração de humoristas influenciou o jeito de fazer comédia de muitos artistas que ainda hoje se inspiram no grupo para dar vazão às suas críticas sociais através do humor.

O sketch que narra O milagre do Nascimento - parte 2: O terceiro mundo, cena narrada com a participação de cerca de 60 crianças que dançam e cantam "Todo esperma é sagrado" é de uma ironia brilhante. Os atores Michael Palin, que interpreta o pai das crianças, e Terry Jones, que faz a mãe, estão impagáveis.

Outro grande momento do filme é a cena em que Terry Jones interpreta o Mr. Creosote, um homem enorme e obeso que vomita e come até estourar em um restaurante cheio de grã-finos.

Enfim, são muitos os momentos brilhantes desta comédia impagável e cheia de humor corrosivo de um grupo de humoristas que inovou o humor na TV e no cinema.

Em 04 de outubro de 1989 faleceu Graham Chapman (o que está de cachimbo na foto ao lado), integrante da trupe que admitiu publicamente sua homossexualidade.




Filmes do Grupo:

- E agora para algo completamente diferente (72)
- Em busca do cálice sagrado (75)
- A vida de Brian (79) * * * *
- Ao vivo no Hollywood Bowl (82)
- O sentido da vida (83)
- Monty Python, Flying Circus -1 (94)
- Monty Python, Flying Circus -2 (94)
- Monty Python, Flying Circus -3 (94)

Ficha Técnica: The meaning of Life,Inglaterra,1983,107 mins - Direção: Terry Jones e Terry Gilliam - Roteiro: Eric Idle, Graham Chapman, Terry Gilliam, Terry Jones, John Cleese e Michael Palin.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário