sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O Vigarista do ano (The Hoax,EUA,2006,115 mins)
Minha nota: [6,9] -
Por Wendell Borges - 20/08/2008

Comentário (não leia se não tiver assistido ao filme ainda): Dirigido pelo diretor sueco Lasse Hallstrom, um cineasta que começou a repercutir em solo americano com o filme Gilbert Grape: Aprendiz de sonhador com Jonhy Deep e um jovem Leonardo DiCaprio no elenco.

O Vigarista do ano é baseado em fatos verídicos e tem bons momentos, mas há também falhas suficientes para torná-lo um programa que oscila entre o bom e o apenas razoável quando o assunto é entretenimento .

Clifford Irving (Richard Gere) é um ambicioso escritor que tenta ser famoso no competitivo mercado literário. Cansado de ver seus esforços serem frustrados pelas péssimas críticas aos seus trabalhos resolve forjar uma biografia do excêntrico bilionário Howard Hughes (1905-1976). O filme O Aviador (2004) no qual Leonardo DiCaprio faz o papel de Hughes ajuda o espectador a entender muitas das coisas que estão acontecendo em cena, principalmente o caráter obsessivo e paranóico do bilionário.

Ajudado pelas excentricidades de Hughes que não fala com a imprensa há anos e é um sujeito totalmente recluso, Clifford consegue fazer os editores de uma grande revista americana acreditarem que ele realmente teve um encontro com Hughes e que este quer que ele escreva sua biografia.

Caso o diretor tivesse descartado algumas cenas ridículas nas quais Clifford consegue manuscritos e documentos oficiais de Hughes o filme soaria mais real. Contando com a ajuda do sócio Dick Susskind (Alfred Molina) e da esposa Andrea Tate (Hope Davis) Clifford vai até as últimas consequências para sustentar toda a mentira criada.

O personagem de Clifford em seus momentos finais lembra um pouco o matemático John Nash de Uma Mente Brilhante, onde o espectador é levado a questionar realidade e ilusão pois Clifford parece não ter mais senso da realidade e muitas das coisas que acontecem na trama são apenas fruto de sua fértil imaginação. O elenco é bom e o filme tem bons momentos, derrapa um pouco no fluxo da narrativa, mas mesmo assim é um passatempo que tem seus méritos.

Obs: O diretor Lasse Hallstrom começou sua carreira fazendo clipes para a banda sueca ABBA.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell Borges)

1 - Todas as cenas em que Richard Gere aparece tentando imitar a voz anasalada de Howard Hughes fazendo gravações soam sem graça.

2 - A cena em que Alfred Molina sai correndo com as anotações para Xerocopiar enquanto Clifford finge estar lendo os manuscritos na sala é um o pior momento do filme. Eu me perguntei, será que o diretor quis que acreditassemos naquela balela? e se a intenção foi criar uma cena cômica soou justamente o contrário. Totalmente aborrecedora para a trama.


Sinopse: Clifford Irving (Richard Gere) é um ambicioso escritor que tenta se firmar no mercado. Há muito tempo ele procura sem sucesso uma grande história para contar, até que decide criar uma sobre alguém real. Clifford procura uma grande editora e diz que foi procurado por Howard Hughes, o excêntrico milionário que todos querem conhecer, para que escreva sua autobiografia. Só que há um problema: ele jamais esteve perto de conhecer Hughes e tudo o que escreveu é uma mentira. Clifford conta com a propalada reclusão de Hughes, que não é visto ou fala em público há mais de uma década, e seu pouco contato com a realidade para manter a farsa. A editora aceita a proposta e publica seu livro, que logo se torna um best-seller. Entretanto para manter as mentiras escritas Clifford precisa inventar outras e, para manter esta situação, precisa contar com a ajuda de seu amigo Dick Susskind (Alfred Molina) e a esposa dele, a artista Edith Irving (Marcia Gay Harden).

Ficha Técnica: Título Original: The Hoax - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 115 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2007 - Site Oficial: http://thehoaxmovie.net - Estúdio: Miramax Films / Yari Film Group / The Mark Gordon Company / Mutual Film Company / Stratus Film Co. / City Entertainment / Bob Yari Productions - Distribuição: Miramax Films / Alpha Filmes - Direção: Lasse Hallström - Roteiro: William Wheeler, baseado em livro de Clifford Irving.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário